Grupo de trabalho discute estudo sobre fissuras no bairro do Pinheiro
O grupo de trabalho criado para dar continuidade aos estudos no bairro Pinheiro esteve reunido, nesta quinta-feira (07), para discutir tecnicamente o surgimento das fissuras na região. Durante o encontro, que aconteceu no gabinete da Prefeitura de Maceió, gestores dos governos Federal, Estadual e Municipal alinharam as atribuições em relação à situação para que os estudos sigam integrados entre as três esferas com as respectivas competências legais de cada instituição envolvida.
A continuidade da investigação foi discuta em Brasília, com o Governo Federal, após a emissão do laudo elaborado pelos professores doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que iniciaram os levantamentos e recomendaram estudos mais aprofundados. Segundo explica o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, a composição do grupo estabelecida na capital federal envolve a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
“É de extrema importância que todos os órgãos corresponsáveis pelo estudo estejam em Maceió. Fomos a Brasília solicitar o apoio do Governo federal e os técnicos vieram para que, a partir de um plano de trabalho elaborado pela Prefeitura e pela UFRN, possamos iniciar os próximos estudos até que se tenha um diagnóstico definitivo, o que possibilitará a adotar as medidas necessárias para preservar o bairro e os moradores. Só teríamos como avançar com a união dos órgãos federais”, explicou o secretário.
Secretaria adjunta da Semds, a Defesa Civil segue com o monitoramento de todos os casos que foram registrados. O gestor da pasta, Dinário Lemos, reforçou que todas as situações estão sendo acompanhadas e estão inseridas em um banco de dados para utilização nas novas etapas do estudo. Sobre a reunião, o secretário-adjunto afirmou que a equipe técnica da CPRM e ANM estão com levantamentos avançados, o que deve colaborar para o estudo.
“Todos os técnicos vieram a Maceió já subsidiados de informações sobre a situação. A CPRM fez uma avaliação criteriosa e apresentou um plano de trabalho com metodologias de estudos geofísicos e sismológicos, algo semelhante ao que foi traçado pela Prefeitura e pela UFRN. Agora, com os órgãos alinhados, vamos definir os próximos passos com a utilização de equipamentos que nos possibilitem chegar a uma conclusão”, colocou Lemos.
Diretor da CPRM, Antônio Carlos Bacelar acompanhou a reunião com a equipe técnica e falou sobre o andamento dos estudos. “Participamos desse encontro para elaborar o plano que irá identificar as causas e efeitos desses fenômenos que estão ocorrendo no bairro Pinheiro. Os estudos estão avançados e vamos continuar avançado para apresentar possíveis soluções quando forem identificadas as causas. Quando se lida com um fenômeno geológico as coisas podem ser rápidas ou de médio e longo prazo. É certo que vamos trabalhar com a agilidade que o tempo requer para darmos uma informação e tranquilizar os moradores da região”, disse.
O assessor-técnico da Agência Nacional de Mineração, José Antônio dos Santos, reforçou a importância da integração dos órgãos. Ele explicou que a ANM, que é uma autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, tem o papel fiscalizador no grupo de trabalho.
“A ANM figura como o órgão gestor dos recursos minerais. Ou seja, nós tratamos desde a outorga até o fechamento da mina, cuidamos do aproveitamento dos recursos minerais. Enquanto órgão fiscalizador, estamos no grupo para colaborar com a Defesa Civil no âmbito da nossa competência. A soma de esforços é o que vai trazer os melhores resultados, visto que cada órgão tem a sua especificidade, área de atuação e as informações que, somadas, vai trazer o diagnóstico correto sobre as fissuras”, afirmou Santos.
Além da Semds, da CPRM e ANM, participaram também representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual, e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que estão colaborando com os levantamentos. Após a reunião, os técnicos realizaram visitas no Pinheiro.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
