Governo entrega nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental nesta segunda (11)
Solenidade contará ainda com homenagens a policiais militares da ativa e da reserva

O Governo do Estado inaugura nesta segunda-feira (11), as novas instalações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A solenidade será realizada no Balneário do Catolé, BR 316, Km 014, no bairro do Clima Bom, em Maceió, a partir das 10h, e marcará a passagem dos 29 anos da unidade.
Com a inauguração da nova sede do BPA, a tropa passará a contar com modernas instalações, o que não só garantem a dignidade dos policiais, como permitirão uma melhor prestação de serviços à população alagoana.
A solenidade de inauguração contará ainda com homenagens a policiais militares da ativa e da reserva, em solenidade que contará com a presença do governador Renan Filho; do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, que também já comandou o BPA, e do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio.
Os recursos para a reforma e aquisição de equipamentos foram provenientes de uma ação do Ministério Público Estadual, em decorrência de uma infração às condicionantes ambientais (supressão de vegetação do bioma Mata Atlântica).
O prédio da unidade especializada recebeu investimentos no valor de R$ 1 milhão. Com a reforma, o BPA contará com auditório para 60 pessoas, recepção/secretaria, sala do comandante e do subcomandante, além de salas do serviço administrativo (P1/P4, sargenteação, P2/P3), reserva de armamento, garagem para seis viaturas, copa e alojamentos para oficiais e praças. As novas instalações irão facilitar a atuação das equipes policiais e, também, proporcionar acomodações dignas aos profissionais lotados no Batalhão.
Histórico
Criado em 5 de junho de 1989, com o nome de Companhia de Polícia Florestal, nascia aí o braço armado do Estado, com a missão de proteger a fauna e a flora alagoanas. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) atualmente é comandado pelo tenente-coronel Ascânio Casado e possui um efetivo de 111 policiais militares, distribuídos em três companhias, um pelotão de apoio administrativo e um pelotão aquático.
Durante seus 29 anos, o BPA realizou convênios, parcerias e recebeu apoio de outras entidades envolvidas na proteção do meio ambiente no Estado, a exemplo da revitalização do rio São Francisco, para o qual recebeu logística necessária ao combate e prevenção do crime ambiental na região do baixo São Francisco.
O Batalhão tem como missão planejar, coordenar e executar o policiamento ostensivo terrestre e aquático, agindo de forma preventiva e repressiva, de forma integrada, visando à proteção do meio ambiente, seus recursos hídricos, sua flora, recursos minerais, faunas aquáticas e terrestres, buscando a conscientização, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
