Educação

Ufal dará boas-vindas aos calouros com programação diversificada

Atividades culturais, debates, sorteio de livros, festa e ações solidárias fazem parte da programação

Por Assessoria 12/06/2018 11h11
Ufal dará boas-vindas aos calouros com programação diversificada
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Assessoria

Dando continuidade à tradição de boas-vindas com a Semana de Acolhimento aos Calouros, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá, entre os dias 18 e 21 de junho, os ingressantes do semestre letivo 2018.1 com programação diversificada para todos os campi e suas respectivas unidades.

As atividades no Campus A.C. Simões terão início às 8h30 da segunda-feira (18), no Centro de Interesse Comunitário (CIC), num Café com Música - Voz e Violão, onde os novos estudantes desfrutarão de lanches e apresentação cultural.

Logo após, às 9h, a reitora Valéria Correia ministra a aula magna com o tema Segurança, autonomia e cortes: em defesa da Ufal. Às 10h, representantes de diversas áreas administrativas da Universidade apresentarão as funcionalidades de cada setor para a  comunidade acadêmica, além de esclarecer dúvidas comuns para quem está chegando agora à Ufal.

Em seguida, líderes estudantis assumem a mesa para expor e debater sobre direitos e  deveres dos estudantes. Ao final da sessão, haverá mais apresentações culturais e sorteio de livros realizado pela Editora da Ufal (Edufal). Finalizando as atividades da manhã, haverá o CityTour – Conhecendo e descobrindo a Ufal, que é um passeio pela Universidade onde os calouros vão conhecer o campus e visitar os setores que compõem a instituição.

A programação contemplará também os estudantes da tarde e da noite, com as mesmas atividades (Café com música - Voz e Violão, sorteios, apresentações culturais e CityTour) a partir das 14h e 19h, respectivamente. A reitora voltará para ministrar a aula magna nos turnos vespertino e noturno, acompanhada do movimento estudantil e apresentação das pró-reitorias e órgãos de apoio.

Na terça-feira (19), os estudantes serão recebidos em seus horários regulares de estudo pelos coordenadores dos cursos e centros acadêmicos, que realizarão suas próprias atividades de apresentação e habituação. Já na quarta-feira (20), às 14h, haverá uma ação em defesa e manutenção do meio-ambiente com a plantação de mudas de árvores na Ufal.

Calourada Vermelha e Solidária

Na segunda-feira (18), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará das 8h30 às 16h, no CIC, convidando os estudantes a fortalecer o cadastro de medula óssea do Estado, e a contribuir com os bancos de sangue. Além disso, a Secretaria de Saúde de Maceió vai realizar testes rápidos de DST’s.

Atividades de encerramento

Para concluir a Semana de Acolhimento no A.C. Simões, a União Nacional dos Estudantes (UNE) juntamente aos Centros Acadêmicos promoverão, a partir das 15h, no CIC, a mesa redonda O papel da universidade em tempos de crise.

A partir das 16h30, haverá atividades lúdicas de integração como torta na cara, corrida de saco, cabo de guerra e mais surpresas. Em seguida, acontece a tradicional festa da calourada, reunindo bandas, atrações culturais e DJ’s.

Fora de sede

Os campi da Ufal Arapiraca e Delmiro Gouveia, assim como as unidades de Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema também fazem parte da programação em comum da calourada, além das atividades específicas de acolhimento.

Consulte as programações em anexo

PROGRAMAÇÃO ACOLHIMENTO - CALOUROS E CALOURAS MACEIÓ - 2018.1.pdf

CALENDÁRIO DE AULAS MAGNAS E ATIVIDADES CAMPI E UNIDADES FORA DE SEDE - UFAL.pdf.