OMS tira a transexualidade da lista de doenças mentais
Segundo a OMS, há claras evidências científicas de que não se trata de doença mental
A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou ontem (18) a transexualidade de sua lista de classificação de doença mental. "A incongruência de gênero [como era chamada na lista] foi retirada da categoria de transtornos mentais do manual de Classificação Internacional de Doenças (CID) para ser inserida em um novo capítulo das 'condições de saúde sexual'", explicou a OMS.
Segundo a organização, classificar como doença mental pode estigmatizar as pessoas trans, e a decisão de deixar a transexualidade em um capítulo diferente do CID nasceu da necessidade de cuidados médicos, que podem ser melhor atendidos caso a transexualidade continue no manual. A transexualidade foi colocada nesse novo capítulo "para dar espaço a condições ligadas à saúde sexual, que não tem necessariamente algo a ver com as outras situações codificadas no CID", explicou Lale Lay, coordenadora do time que cuida das problemáticas de adolescentes e das populações de risco.
A base da decisão está no "entendimento que não se trata de uma doença mental e ter deixado a incongruência de gênero no outro capítulo condenou" as pessoas trans. Assim, a inserção em outro capítulo veio para "garantir o acesso a tratamentos de saúde adequados". A OMS publicou a nova revisão do CID em seu site, e a última versão, o CID-10, era de 1990. (ANSA).
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
