Ronda no Bairro completa 100 dias em áreas comerciais da orla de Maceió
Redução da violência e ocupação de espaços públicos com atividades de qualidade serão comemorados com a comunidade nesta quarta (20)
O Ronda no Bairro chega aos 100 dias de atuação na orla de Maceió e, para comemorar, nesta quarta-feira (20), a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa preparou uma programação especial que acontecerá na Associação dos Moradores do Conjunto Beira Mar, em Cruz das Almas.
A população aprova a filosofia e a execução do programa que devolveu a moradores, comerciantes, turistas e frequentadores das áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica a tranquilidade para circular pelas ruas desses territórios.
“Nesses 100 dias, conseguimos alcançar resultados extremamente favoráveis no âmbito da segurança pública e também no âmbito social. Conseguimos ocupar com atividades de qualidade os espaços de convivência mútua e a população está satisfeita com o patrulhamento de proximidade na região”, afirma o superintendente do Ronda no Bairro, coronel PM Cícero Silva.
Desde que o Ronda no Bairro foi lançado nas áreas comerciais do Jacintinho e da orla de Maceió é notória a diminuição da incidência dos chamados crimes de rua nos perímetros. Haja vista que o programa rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro de Operações da Polícia Militar de Alagoas (Copom), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
Todas abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Prisões e apreensões na orla de Maceió
Foram três operações integradas, nove prisões e um menor apreendido, dois mandados de prisões cumpridos, uma arma de fogo e uma arma branca apreendidas, além de 19 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) registrados.
Social na orla de Maceió
No âmbito social, foram realizadas 12 visitas a escolas públicas e privadas, 29 registros e encaminhamentos de casos relativos à população em situação de vulnerabilidade social, palestras educativas sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas, além de atividades de cunho esportivo e cultural em espaços de convivência mútua.
Confira a programação dos 100 dias na orla de Maceió e as atividades no Jacintinho para esta semana:
Orla de Maceió - Cruz das Almas
Quarta (20)
14h30 – Aula de Zumba temática em homenagem aos festejos juninos
15h30 – Apresentação da banda Tome Xote
Jacintinho - Praça do Mirante
Terça (19)
10h – Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)
11h às 13h – Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro
14h30 às 15h30 - Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro
15h30 - Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)
20h – Aula de Zumba
Quarta (20)
9h – Brincadeiras tradicionais com a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro
10h - Roda de Conversa com atleta alagoano Jadson Senna, na Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento
10h30 – Oficina de pintura no auditório da Casa de Direitos
Quinta (21)
14h30 – Assistência escolar no auditório da Casa de Direitos
15h30 – Iniciação musical (flauta doce) no auditório da Casa de Direitos
20h – Aula de Zumba.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
