Mortes de crianças por gripe triplicam no Brasil, diz Ministério da Saúde
Ao menos 44 crianças com até cinco anos morreram por complicações relacionadas à gripe neste ano, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. O número triplicou se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 14 óbitos nessa faixa etária.
Iniciada no dia 23 de abril e prorrogada por duas vezes, a campanha de vacinação está prevista para se encerrar amanhã (22). Ainda assim só atingiu 84% da população-alvo, índice abaixo da meta do governo que era de 95%.
Até o momento, restam 8,6 milhões de pessoas a serem vacinadas, sendo 3,6 milhões de crianças menores de cinco anos. Este grupo prioritário é o que registra menor cobertura vacinal, com 67,7%
Entre as gestantes a cobertura é de 71%. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe é o de professores, com 98%, seguido pelas puérperas (96,2%), idosos (91%) e indígenas (90,5%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 88,6%.
A partir da próxima semana, o Ministério da Saúde recomenda aos municípios que ainda tiverem doses disponíveis a ampliação da vacinação para crianças de cinco a nove anos de idade e aos adultos de 50 a 59 anos.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
Últimas notícias
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
