H1N1: infectologista explica quais sintomas da gripe devem despertar alerta
Como toda gripe, o tipo H1N1 começa com sintomas clássicos como coriza, febre e moleza. Isso acaba por protelar uma busca por atendimento médico. Porém, a doença possui outras características que a tornam grave, podendo levar os pacientes a óbito. A infectologista Rosania Oliveira, do Hapvida, faz um alerta sobre os sintomas que devem despertar o alerta nos pacientes para que procurem o serviço médico.
"Em relação aos sintomas, toda gripe no início tem coriza, moleza e febre. Mas, se a pessoa começar a sentir dificuldade para respirar e dor no peito ao respirar, esses são os principais sintomas de alerta", afirma.
Além desses sintomas, outros fatores são observados para que o diagnóstico seja feito. "Não observamos apenas os sintomas, mas também os fatores de risco que podem levar ao diagnóstico, como pessoas que têm histórico de imunossupressão, quem está fazendo tratamento oncológico, crianças muito pequenas, idosos com doenças crônicas como, por exemplo, asma e enfisema pulmonar", destaca Rosania Oliveira.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema é que a H1N1 pode levar a complicações de saúde muito graves.
Entre os sintomas mais comuns estão respiração rápida ou dificuldade para respirar; pele azulada (cianose) ou acinzentada; ingestão insuficiente de líquidos; vômito acentuado ou persistente; apatia; irritabilidade; os sintomas da gripe melhoram, mas depois retornam acompanhados de febre e a tosse piora.
"A recomendação no dia a dia é manter uma boa higienização nas mãos. Depois de tocar alguma superfície contaminada, não levar a mão à boca, aos olhos e nariz para não se contaminar com o vírus. A vacina é uma boa proteção, sem dúvida, mas a principal é a higienização das mãos", explica Rosania Oliveira.
Veja também
Últimas notícias
Idoso é preso com duas armas de fogo em União dos Palmares
Traipu enfrenta Passo Fundo na decisão para a final do Brasileiro de Futsal nesta segunda, em Arapiraca
Médico morto pela ex: filha de três anos relatou abusos sexuais do pai em depoimento
Prefeitura de Palmeira dos Índios realiza mais de 400 atendimentos voltados a gestantes e crianças de 0 a 6 anos em apenas uma semana
Semed Maceió recebe pedidos de transferência interna de alunos a partir desta segunda (17)
Prefeitura de Penedo decreta ponto facultativo na sexta (21)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
