Com estoque estabilizado, Hemoal e Hemoar não funcionam nesta segunda (2)
Hemocentros funcionarão para liberar sangue para hospitais e maternidades e atender urgências hematológicas

Em razão do ponto facultativo decretado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da portaria 6.782/2018, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) não irão funcionar para coleta de sangue nesta segunda-feira (2). Entretanto, a população alagoana não sofrerá prejuízos, uma vez que o estoque de sangue das unidades é suficiente para atender as transfusões das maternidades e hospitais, já que no mínimo deveriam dispor de 600 bolsas, mas, às 17h46 deste sábado (30), contavam com 783, ou seja, 183 a mais do que o limite mínimo necessário.
Estoque satisfatório que é resultado do sucesso da Campanha “Torcer está no Sangue”, realizada pelo Hemoal e Hemoar no período de 11 a 15 deste mês. E além de contar com sangue em número suficiente, os hemocentros alagoanos dispõem de plaquetas em quantidade necessária para atender às solicitações que possam surgir nos próximos dias, segundo o Núcleo de Dispensação de Sangue do órgão, que irá funcionar normalmente para liberar as bolas de sangue solicitadas pelas maternidades e hospitais.
Com relação ao atendimento aos pacientes hematológicos, o Hemoal contará com um médico hematologista de plantão no Ambulatório de Hematologia, visando atender aos casos de urgência, segundo informou a gerente da unidade, Verônica Guedes. “Adotamos todas as providências necessárias para que nenhum alagoano tenha prejuízos, caso necessite de sangue. Inclusive, neste sábado [30], funcionamos das 8h às 17h, e recebemos 62 doações, aumentado ainda mais nosso estoque”, explicou.
Retorno da Coleta – Na terça-feira (3), o Hemoal e Hemoar retomam a coleta de sangue e o cadastro para doadores de medula óssea. No Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h; no Hemoal Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o funcionamento acontece das 7h às 18h. Já no Hemoar, na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca, os voluntários poderão se candidatar à doação de sangue das 7h30 às 17h30.
Critérios da Doação – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
