Com estoque estabilizado, Hemoal e Hemoar não funcionam nesta segunda (2)
Hemocentros funcionarão para liberar sangue para hospitais e maternidades e atender urgências hematológicas
Em razão do ponto facultativo decretado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da portaria 6.782/2018, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) não irão funcionar para coleta de sangue nesta segunda-feira (2). Entretanto, a população alagoana não sofrerá prejuízos, uma vez que o estoque de sangue das unidades é suficiente para atender as transfusões das maternidades e hospitais, já que no mínimo deveriam dispor de 600 bolsas, mas, às 17h46 deste sábado (30), contavam com 783, ou seja, 183 a mais do que o limite mínimo necessário.
Estoque satisfatório que é resultado do sucesso da Campanha “Torcer está no Sangue”, realizada pelo Hemoal e Hemoar no período de 11 a 15 deste mês. E além de contar com sangue em número suficiente, os hemocentros alagoanos dispõem de plaquetas em quantidade necessária para atender às solicitações que possam surgir nos próximos dias, segundo o Núcleo de Dispensação de Sangue do órgão, que irá funcionar normalmente para liberar as bolas de sangue solicitadas pelas maternidades e hospitais.
Com relação ao atendimento aos pacientes hematológicos, o Hemoal contará com um médico hematologista de plantão no Ambulatório de Hematologia, visando atender aos casos de urgência, segundo informou a gerente da unidade, Verônica Guedes. “Adotamos todas as providências necessárias para que nenhum alagoano tenha prejuízos, caso necessite de sangue. Inclusive, neste sábado [30], funcionamos das 8h às 17h, e recebemos 62 doações, aumentado ainda mais nosso estoque”, explicou.
Retorno da Coleta – Na terça-feira (3), o Hemoal e Hemoar retomam a coleta de sangue e o cadastro para doadores de medula óssea. No Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h; no Hemoal Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o funcionamento acontece das 7h às 18h. Já no Hemoar, na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca, os voluntários poderão se candidatar à doação de sangue das 7h30 às 17h30.
Critérios da Doação – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Últimas notícias
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Crianças autistas seguem sem frequentar as aulas por falta de PAEs em escola bilíngue de Maceió
Filha do ‘mago das chapas’ lança pré-candidatura a deputada federal
Arraiás Comunitários agitam Arapiraca nesta quarta-feira (17); veja a programação
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
