Alagoas

Período de Copa do Mundo e Festejo Juninos preocupa Hemoal

Todos os tipos de sangue estão precisando de reposição

Por 7Segundos 04/06/2018 16h04
Período de Copa do Mundo e Festejo Juninos preocupa Hemoal
Hemoal e Hemoar promovem Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval - Foto: Thiago Henrique

Além dos festejos juninos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está se preparando para os jogos da Copa do Mundo. Isso porque durante a competição ocorrem muitos acidentes e queimaduras com fogos de artificio, necessitando de um estoque maior no banco de sangue.

A assistente social, Renata Ferreira, informou que a necessidade no estoque do Hemoal é de 300 bolsas diárias. “Hoje temos apenas 94. O que é um número insuficiente e que mostra a gravidade que estamos passando”, informou pedindo que os doadores compareçam ao hemocentro para doar.

Ela disse que necessitam de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente O Positivo.  “Caso a situação não mude, teremos que cancelar as cirurgias eletivas e atender apenas as demandas de urgências e emergência”.

A partir do dia 11, uma campanha estadual irá alertar a população para a necessidade da doação de sangue neste período.

Critérios para doação

Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade é necessário estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.

No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. Para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Locais de doação

Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 17h no sábado. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.