Período de Copa do Mundo e Festejo Juninos preocupa Hemoal
Todos os tipos de sangue estão precisando de reposição
Além dos festejos juninos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está se preparando para os jogos da Copa do Mundo. Isso porque durante a competição ocorrem muitos acidentes e queimaduras com fogos de artificio, necessitando de um estoque maior no banco de sangue.
A assistente social, Renata Ferreira, informou que a necessidade no estoque do Hemoal é de 300 bolsas diárias. “Hoje temos apenas 94. O que é um número insuficiente e que mostra a gravidade que estamos passando”, informou pedindo que os doadores compareçam ao hemocentro para doar.
Ela disse que necessitam de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente O Positivo. “Caso a situação não mude, teremos que cancelar as cirurgias eletivas e atender apenas as demandas de urgências e emergência”.
A partir do dia 11, uma campanha estadual irá alertar a população para a necessidade da doação de sangue neste período.
Critérios para doação
Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade é necessário estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.
No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. Para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Locais de doação
Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 17h no sábado. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima.
Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
