Campanha de doação de sangue prossegue no Hemoal e Hemoar

Os voluntários que se candidatarem à doação de sangue nos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) durante a Campanha da Páscoa, recebem uma camisa com o slogan da ação: Doar faz bem para o coração. Iniciada na segunda-feira (19), a iniciativa visa formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades durante os dias 30 e 31 de março e 1º de abril.
Isso porque, historicamente durante o feriadão da Páscoa, o número de transfusões triplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), que consome 70% do sangue coletado pelo Hemoal. No entanto, nesta quinta-feira (22), o estoque sanguíneo corresponde a 211 bolsas, quando deveria contar com no mínimo 300.
Em razão desta situação, o Setor de Captação de Doadores faz um apelo para estabilizar o estoque. Isso porque, para muitos pacientes, o sangue é único remédio que pode restabelecer a saúde. “O sangue não se fabrica artificialmente e, por isso, apelamos para a sensibilidade dos alagoanos, que compareçam aos nossos postos de coleta em Maceió e no interior”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Postos de Coleta – Para se candidatar à doação de sangue, basta se dirigir até o Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h, de segunda a sexta. As doações também podem ser realizadas no Hemoar, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca.
Quem pode doar – Segundo o Ministério da Saúde (MS), estão preparados para se candidatar à doação de sangue os voluntários que tenham idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portem um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. E quanto às gestantes e lactantes, a doação de sangue não é permitida. Com relação àqueles que desejam repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias

Mulher é agarrada e importunada sexualmente dentro do trabalho; suspeito foi detido

Jovem é executado a tiros enquanto abastecia moto em posto de combustíveis em Arapiraca

Jovem de 24 anos fica ferido após ser baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca

Adolescente de 13 anos morre após ser baleado em via pública no município de Igaci

Fábio Costa acusa presidente da Câmara em exercício de ameaçar deputados com suspensão de mandato

Homem é preso por estuprar sobrinha-neta de 7 anos em Canapi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
