Campanha de doação de sangue prossegue no Hemoal e Hemoar
Os voluntários que se candidatarem à doação de sangue nos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) durante a Campanha da Páscoa, recebem uma camisa com o slogan da ação: Doar faz bem para o coração. Iniciada na segunda-feira (19), a iniciativa visa formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades durante os dias 30 e 31 de março e 1º de abril.
Isso porque, historicamente durante o feriadão da Páscoa, o número de transfusões triplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), que consome 70% do sangue coletado pelo Hemoal. No entanto, nesta quinta-feira (22), o estoque sanguíneo corresponde a 211 bolsas, quando deveria contar com no mínimo 300.
Em razão desta situação, o Setor de Captação de Doadores faz um apelo para estabilizar o estoque. Isso porque, para muitos pacientes, o sangue é único remédio que pode restabelecer a saúde. “O sangue não se fabrica artificialmente e, por isso, apelamos para a sensibilidade dos alagoanos, que compareçam aos nossos postos de coleta em Maceió e no interior”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

Postos de Coleta – Para se candidatar à doação de sangue, basta se dirigir até o Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h, de segunda a sexta. As doações também podem ser realizadas no Hemoar, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca.
Quem pode doar – Segundo o Ministério da Saúde (MS), estão preparados para se candidatar à doação de sangue os voluntários que tenham idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portem um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. E quanto às gestantes e lactantes, a doação de sangue não é permitida. Com relação àqueles que desejam repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
