Estudo indica que poluição do ar aumenta risco de diabetes

Além de problemas respiratórios e cardíacos, a poluição do ar pode provocar diabetes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Medicina de Washington (Estados Unidos), em um estudo publicado no periódico The Lancet.
Os resultados levantam a possibilidade de que a redução da poluição pode levar a uma queda nos casos de diabetes em países altamente poluídos. A doença é uma das que mais cresce atualmente, afetando mais de 420 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 16 milhões sofrem com o problema.
Os principais propulsores do diabetes são uma dieta pouco saudável, o sedentarismo e a obesidade, mas o novo trabalho científico indica que a poluição do ar pode causar alterações metabólicas que levam à doença.
Estudos anteriores descobriram que agentes poluentes como poeira, sujeira, fumaça e fuligem podem entrar nos pulmões e invadir a corrente sanguínea, contribuindo para problemas de saúde como infarto, AVC, câncer e doenças renais.
No diabetes, acredita-se que a poluição reduz a produção de insulina e desencadeia uma inflamação, impedindo que o corpo converta a glicose (açúcar) do sangue em energia. No geral, os pesquisadores estimaram que agentes nocivos presentes no ar contribuíram para o surgimento de 3,2 milhões de casos de diabetes em todo o mundo em 2016, o que representa 14% de todos os novos diagnósticos da doença naquele ano.
Os pesquisadores também descobriram que o risco geral de diabetes relacionado à poluição é maior em países de baixa renda --como a Índia e o Afeganistão --, que carecem de recursos para sistemas de mitigação ambiental e políticas de ar limpo.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci anuncia pagamento antecipado dos servidores e reajuste para a Educação de Atalaia

Justiça determina suspensão da divulgação de site de acompanhantes pelo CSA

Maternidade de Maragogi é destaque de Alagoas em partos normais

Recém-nascida é socorrida após sofrer engasgo durante banho em Maceió

Tia Júlia autoriza antecipação de salário dos servidores públicos municipais

Alagoano Hermeto Pascoal denuncia bloqueio de aposentadoria pelo INSS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
