Estudo indica que poluição do ar aumenta risco de diabetes
Além de problemas respiratórios e cardíacos, a poluição do ar pode provocar diabetes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Medicina de Washington (Estados Unidos), em um estudo publicado no periódico The Lancet.
Os resultados levantam a possibilidade de que a redução da poluição pode levar a uma queda nos casos de diabetes em países altamente poluídos. A doença é uma das que mais cresce atualmente, afetando mais de 420 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 16 milhões sofrem com o problema.
Os principais propulsores do diabetes são uma dieta pouco saudável, o sedentarismo e a obesidade, mas o novo trabalho científico indica que a poluição do ar pode causar alterações metabólicas que levam à doença.
Estudos anteriores descobriram que agentes poluentes como poeira, sujeira, fumaça e fuligem podem entrar nos pulmões e invadir a corrente sanguínea, contribuindo para problemas de saúde como infarto, AVC, câncer e doenças renais.
No diabetes, acredita-se que a poluição reduz a produção de insulina e desencadeia uma inflamação, impedindo que o corpo converta a glicose (açúcar) do sangue em energia. No geral, os pesquisadores estimaram que agentes nocivos presentes no ar contribuíram para o surgimento de 3,2 milhões de casos de diabetes em todo o mundo em 2016, o que representa 14% de todos os novos diagnósticos da doença naquele ano.
Os pesquisadores também descobriram que o risco geral de diabetes relacionado à poluição é maior em países de baixa renda --como a Índia e o Afeganistão --, que carecem de recursos para sistemas de mitigação ambiental e políticas de ar limpo.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
