Hemoal só funciona para coleta de sangue até às 13h desta sexta (6)
Liberação de sangue, além de atendimento a pacientes, ocorrerá normalmente
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona nesta sexta-feira (6) até às 13h para coleta de sangue, conforme a portaria estadual 5.796, expedida em 11 de junho de 2018, que regulamenta o funcionamento dor órgãos públicos durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Mas não haverá prejuízos para os alagoanos que necessitarem de transfusões de sangue, uma vez que o estoque do órgão dispõe de 354 bolsas, o que representa 54 a mais do que o limite mínimo necessário, que corresponde a 300.
No caso dos pacientes hematológicos, o Hemoal irá dispor de um médico hematologista de plantão, com o intuito de atender aos casos de urgência que cheguem ao Ambulatório de Hematologia. O Núcleo de Dispensação de Sangue do órgão também irá funcionar normalmente, visando liberar as bolas de sangue solicitadas pelas maternidades e hospitais.
“A população pode ficar tranquila, porque todas as medidas administrativas foram adotadas para não prejudicar os alagoanos que necessitem de sangue durante a tarde e noite desta sexta-feira. E neste sábado (7), o Hemoal voltará a funcionar para coleta de sangue normalmente, das 8h às 17h”, informou a gerente da unidade, médica Verônica Guedes.
Critérios
Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
Estão impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
