Hemoal só funciona para coleta de sangue até às 13h desta sexta (6)
Liberação de sangue, além de atendimento a pacientes, ocorrerá normalmente

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona nesta sexta-feira (6) até às 13h para coleta de sangue, conforme a portaria estadual 5.796, expedida em 11 de junho de 2018, que regulamenta o funcionamento dor órgãos públicos durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Mas não haverá prejuízos para os alagoanos que necessitarem de transfusões de sangue, uma vez que o estoque do órgão dispõe de 354 bolsas, o que representa 54 a mais do que o limite mínimo necessário, que corresponde a 300.
No caso dos pacientes hematológicos, o Hemoal irá dispor de um médico hematologista de plantão, com o intuito de atender aos casos de urgência que cheguem ao Ambulatório de Hematologia. O Núcleo de Dispensação de Sangue do órgão também irá funcionar normalmente, visando liberar as bolas de sangue solicitadas pelas maternidades e hospitais.
“A população pode ficar tranquila, porque todas as medidas administrativas foram adotadas para não prejudicar os alagoanos que necessitem de sangue durante a tarde e noite desta sexta-feira. E neste sábado (7), o Hemoal voltará a funcionar para coleta de sangue normalmente, das 8h às 17h”, informou a gerente da unidade, médica Verônica Guedes.
Critérios
Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
Estão impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Últimas notícias

Eduardo Canuto na Secretaria de Esporte pegou aliados de JHC desprevenidos

Ascensão de novos aliados de JHC na Câmara de Maceió escanteia Galba Netto

Arapiraca realiza audiências públicas para revisão do Código Municipal de Meio Ambiente

Referência nacional, Arapiraca e Governo de Goiás trocam experiências nos métodos e práticas nas informações contábeis

Carro capotou em alta velocidade e levava oito pessoas em Arapiraca, entre elas crianças e gestante

Abusador de jovem autista de 13 anos atuava como professor de geografia em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
