Incêndio arrasa 3.750 hectares perto de parque de Yosemite, na Califórnia
Fogo deixou um bombeiro morto no fim de semana. Tempo na região deve continuar quente e seco, o que dificulta o combate às chamas.
Um incêndio ao oeste do Parque Nacional de Yosemite, situado na região central da Califórnia (Estados Unidos), arrasou 3.750 hectares e continua sem ser controlado pelos bombeiros.
Segundo o último relatório divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Serviço Florestal dos EUA (USFS), o incêndio começou na noite da última sexta-feira (13) em uma região que se encontra aproximadamente 35 quilômetros ao oeste do Centro de Visitantes do Vale de Yosemite.
O incêndio deixou vítima no fim de semana, afirmou a agência Associated Press. De acordo com bombeiros da região, o oficial Braden Varney, 36 anos, morreu no sábado (14) ao tentar combater as chamas.
Rodovia interditada
O incêndio, batizado como "Ferguson", obrigou as autoridades a interditar a estrada 140, uma das vias de acesso a este popular e turístico parque nacional americano.
Cerca de 500 integrantes dos serviços de emergência trabalham neste momento para conter as chamas.
Várias áreas do condado de Mariposa, no qual se localiza o Parque Nacional de Yosemite, foram evacuadas como medida de precaução.
As autoridades acreditam que o tempo nos próximos sete dias continuará seco e quente.
De acordo com os dados oficiais do Serviço Nacional de Parques (NPS, na sigla em inglês), Yosemite recebeu 4,3 milhões de pessoas no ano passado.
Incêndios recorrentes
O tempo seco e quente na Califórnia facilita o alastramento de incêndios florestais. Mesmo no outono, quando a temperatura na região cai, fogos podem destruir hectares de mata.
Em outubro do ano passado, ao menos 31 morreram em incêndios na Califórnia. De acordo com autoridades do estado norte-americano, foi o pior número de mortos em 84 anos.
Neste ano, mais fogo. Um incêndio de grandes proporções atingiu o norte da Califórnia, em junho. Segundo a Associated Press, ao menos 3 mil tiveram de deixar suas casas ao redor do vilarejo Spring Valley. Outros focos ainda destruiram centenas de hectares no último mês.