Geral

Sem reajuste, servidores de Maceió iniciam greve por tempo indeterminado

Por 7Segundos, com assessoria 17/07/2018 09h09
Sem reajuste, servidores de Maceió iniciam greve por tempo indeterminado
Durante Assembleia, servidores decidiram parar atividades por tempo indeterminado - Foto: Sindspref

A partir da terça-feira (17), apenas 50% dos servidores públicos do Município de Maceió estarão trabalhando. A categoria decidiu pela Greve Geral por tempo indeterminado durante Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió, realizada na última quarta-feira (11), no Clube Fênix Alagoana, em Maceió.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref), a greve foi a medida encontrada pelos servidores após a Prefeitura de Maceió cessar as propostas de reposição salarial. A última proposta enviada pelo secretário Municipal de Gestão, Reinaldo Braga, foi de 3% retroagindo apenas ao mês de junho.

O movimento pede 15,41% que é a perda da inflação de 2014, 2015, 2016 e 2017 e com retroativo de janeiro, mês da data-base.

“A greve é a única forma de cobrar o nosso direito. A legislação diz que o gestor municipal deve atualizar anualmente o salário do servidor público do município baseado no IPCA e com data-base em janeiro. Pois estamos desde 2014 com perdas inflacionárias e a proposta que o prefeito oferece contempla apenas IPCA de 2017 e ainda não consagra a data-base”, explica o presidente do Sindspref, Sidney Lopes.

O outro lado
Por meio de nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Maceió informou que a Procuradoria Geral do  Município (PGM) fará uma análise jurídica e alinhará junto à Secretaria Municipal de Gestão os procedimentos cabíveis quanto à reivindicação dos servidores. Leia nota:

"A Prefeitura de Maceió começou a receber as comunicações oficiais sobre a decisão de greve de alguns sindicatos. A partir de agora, a Procuradoria Geral do Município fará a análise jurídica e alinhará junto à Secretaria Municipal de Gestão qual deve ser o procedimento quanto aos encaminhamentos da gestão municipal sobre o assunto", diz a nota.