Maceió sedia maior evento científico da América Latina

Entre os próximos dias 22 e 28, a capital alagoana sediará a 70ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – considerado o maior evento científico da América Latina. Com um público estimado em 15 mil participantes, o encontro, que acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é aberto ao público, reúne acadêmicos, cientistas, estudantes, setores governamentais e diversas entidades em uma imersão que tem como tema central ‘Ciência, Responsabilidade Social e Soberania’.
Durante sete dias de atividades, 140 sociedades acadêmicas que compõem o SBPC divulgam pesquisas e promovem o debate sobre temas ligados à ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, cultura e ao ensino. Além das conferências, mesas-redondas, minicursos e palestras, a programação inclui mais de mil trabalhos apresentados por jovens cientistas, estandes de instituições expositoras, feira de ciências, atrações culturais e artísticas e pesquisas direcionadas a comunidades quilombolas e remanescentes indígenas do estado. A Reunião da SBPC acontece também nos campi de Arapiraca e Delmiro Gouveia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, que estará com um estande na área de exposição. A fim de atender os turistas que vêm à cidade para participar do encontro, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) vai instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) itinerante no espaço, junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além da prestação de informações turísticas, a equipe do Turismo distribuirá gratuitamente materiais como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
A realização do evento na capital alagoana foi proposta pela Fapeal e aprovada pelo Conselho da SBPC mediante articulação do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação que atua em parceria com a Semtur e outras instituições públicas e privadas para fomentar a cadeia produtiva do turismo de negócios na cidade. No total, de acordo com o calendário do MC&VB, 38 eventos foram captados pela entidade para este ano.
O segmento, de acordo com o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, contribui diretamente para a estabilidade na ocupação hoteleira e para a economia local, principalmente na baixa temporada. “Sediar um evento de grande porte como este mostra que a capital alagoana está qualificada e preparada para atender aos turistas, com uma moderna estrutura hoteleira e diversificada oferta de serviços. Com a atuação do Maceió Convention, o segmento vem trazendo um grande fluxo turístico na baixa temporada e inserindo a capital alagoana no circuito dos grandes eventos nacionais e internacionais”, pontuou.
Estatísticas
Durante o segundo trimestre deste ano, Maceió foi sede de grandes eventos, desde encontros regionais, como o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que aconteceu no Centro de Convenções com um público em torno de mil participantes, aos internacionais, a exemplo do I Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras, realizado na Ufal com 1500 participantes.
Segundo dados do Observatório do Turismo de Maceió, o Maceió Convention registrou um público de 21.510 mil participantes de eventos somente no segundo trimestre deste ano, mais do que o triplo do número alcançado no primeiro trimestre (6.120 mil pessoas) – crescimento que corresponde a 251,47%. O mês de junho foi o que apresentou maior crescimento de público, com aumento de 17.960 mil participantes, e seis eventos a mais do que o mesmo período em 2017.
A tendência é que os resultados sejam ainda melhores, já que ainda estão previstos mais 15 eventos até o fim de dezembro. Um dos mais relevantes, o circuito internacional de Triathlon IronMan, acontece em agosto com cerca de mil participantes. No ano passado, o evento movimentou, em média, R$ 9 milhões na capital alagoana, considerando as cinco mil pessoas que visitaram a cidade para participar ou prestigiar o circuito.
Clique aqui e confira a programação completa da Reunião da SBPC na Ufal.
Veja também
Últimas notícias

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”

Ministério Público de AL aciona Estado por irregularidades no Conseg

Hospital de Emergência do Agreste promove Cine Lilás e estimula reflexões sobre situações de violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
