Motoristas escolares de Marechal Deodoro iniciam curso de aperfeiçoamento
Durante cinco sábados, os motoristas irão aprender sobre direção preventiva, segurança, primeiros socorros, entre outros conceitos
Os motoristas de transporte escolar de Marechal Deodoro iniciaram o curso de aperfeiçoamento exigido para a categoria. As aulas começaram no último sábado (21) e estão sendo realizadas no Sest Senat, em São Miguel dos Campos, uma iniciativa da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Superintendência Municipal de Transportes.
A primeira turma, composta de 22 motoristas, terá cinco aulas, sempre aos sábados. Os condutores vão aprender e atualizar os conhecimentos com aulas teóricas e práticas sobre direção preventiva, segurança, como lidar com o aluno, primeiros socorros, entre outros.
Esta é a primeira vez que os motoristas escolares de Marechal Deodoro têm a oportunidade de realizar o curso. Mesmo sendo uma exigência para exercer a profissão, segundo o Detran, nenhum município no Estado conta com motoristas que possuem este tipo de curso.
Pensando na qualidade dos profissionais e na segurança dos alunos, a Prefeitura de Marechal Deodoro buscou uma parceria com o Detran, que vai ofertar o curso, mas a prioridade será iniciar pelos municípios com condições mais críticas. Com isso, o município procurou o SestSenat mostrando interesse em fechar as turmas e conseguiu garantir descontos no curso para os motoristas.
O prefeito Cláudio Filho Cacau destacou a importância da qualificação para os profissionais e alunos que utilizam o transporte escolar no município.
“É um curso muito importante. Esta qualificação dos motoristas é obrigatória para exercer a função, mas sabemos que muitos deles têm dificuldades em fazer este curso. Então nós buscamos o Sest/Senat, demonstramos nosso interesse em montar as turmas e conseguimos dar a oportunidade aos motoristas. Nossas crianças e eles mesmos terão mais segurança durante as rotas escolares no município. Para isso, também disponibilizamos o transporte deles [motoristas] até o local do curso como forma de incentivo”, disse o prefeito.
O superintendente Municipal de Transporte, Thiago Gondim, explicou que logo que finalizar a primeira turma, será iniciada a segunda. Ainda de acordo com ele, em no máximo três meses, todos os motoristas estarão qualificados. Já a secretária de Educação, Amanda Alves, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da qualificação para garantir a segurança dos alunos que se deslocam todos os dias para as escolas.
Um dos motoristas que iniciou o curso nesta primeira turma, Elinaldo Anselmo, ressaltou a importância da qualificação para o trabalho realizado no município e para o currículo dos profissionais.
“Nós estamos fazendo o curso a pedido da Prefeitura e está sendo muito gratificante, pois, além de colaborar com a segurança e bem estar dos alunos, nós profissionais teremos mais um diferencial na nossa habilitação, saindo na frente dos profissionais de outros municípios”, disse o motorista.