Geral

Motoristas escolares de Marechal Deodoro iniciam curso de aperfeiçoamento

Durante cinco sábados, os motoristas irão aprender sobre direção preventiva, segurança, primeiros socorros, entre outros conceitos

Por Assessoria 26/07/2018 09h09
Motoristas escolares de Marechal Deodoro iniciam curso de aperfeiçoamento
Aulas acontecem no Sest Senat de São Miguel dos Campos - Foto: Assessoria

Os motoristas de transporte escolar de Marechal Deodoro iniciaram o curso de aperfeiçoamento exigido para a categoria. As aulas começaram no último sábado (21) e estão sendo realizadas no Sest Senat, em São Miguel dos Campos, uma iniciativa da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Superintendência Municipal de Transportes.

A primeira turma, composta de 22 motoristas, terá cinco aulas, sempre aos sábados. Os condutores vão aprender e atualizar os conhecimentos com aulas teóricas e práticas sobre direção preventiva, segurança, como lidar com o aluno, primeiros socorros, entre outros.

Esta é a primeira vez que os motoristas escolares de Marechal Deodoro têm a oportunidade de realizar o curso. Mesmo sendo uma exigência para exercer a profissão, segundo o Detran, nenhum município no Estado conta com motoristas que possuem este tipo de curso.

Pensando na qualidade dos profissionais e na segurança dos alunos, a Prefeitura de Marechal Deodoro buscou uma parceria com o Detran, que vai ofertar o curso, mas a prioridade será iniciar pelos municípios com condições mais críticas. Com isso, o município procurou o SestSenat mostrando interesse em fechar as turmas e conseguiu garantir descontos no curso para os motoristas.

O prefeito Cláudio Filho Cacau destacou a importância da qualificação para os profissionais e alunos que utilizam o transporte escolar no município.

“É um curso muito importante. Esta qualificação dos motoristas é obrigatória para exercer a função, mas sabemos que muitos deles têm dificuldades em fazer este curso. Então nós buscamos o Sest/Senat, demonstramos nosso interesse em montar as turmas e conseguimos dar a oportunidade aos motoristas. Nossas crianças e eles mesmos terão mais segurança durante as rotas escolares no município. Para isso, também disponibilizamos o transporte deles [motoristas] até o local do curso como forma de incentivo”, disse o prefeito.

O superintendente Municipal de Transporte, Thiago Gondim, explicou que logo que finalizar a primeira turma, será iniciada a segunda. Ainda de acordo com ele, em no máximo três meses, todos os motoristas estarão qualificados. Já a secretária de Educação, Amanda Alves, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da qualificação para garantir a segurança dos alunos que se deslocam todos os dias para as escolas.

Um dos motoristas que iniciou o curso nesta primeira turma, Elinaldo Anselmo, ressaltou a importância da qualificação para o trabalho realizado no município e para o currículo dos profissionais.

“Nós estamos fazendo o curso a pedido da Prefeitura e está sendo muito gratificante, pois, além de colaborar com a segurança e bem estar dos alunos, nós profissionais teremos mais um diferencial na nossa habilitação, saindo na frente dos profissionais de outros municípios”, disse o motorista.