Prefeitura e Unicef discutem parceria para prevenção às DSTs

O prefeito Rui Palmeira se reuniu com a especialista em saúde/HIV e coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Recife, Jane Santos, nesta quinta-feira (2). A reunião, realizada na sede da Prefeitura, também contou com a presença do oficial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens da organização, Luiza Leitão, para discutir ações da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) em Maceió.
O objetivo da PCU é melhorar a situação das crianças e adolescentes por meio de ações direcionadas, como o combate à evasão escolar e à violência contra adolescentes. “Tivemos excelentes resultados com essa parceria com o Unicef. É importante lembrar que Maceió firmou parceria com a PCU em 2013 e que apenas 10 grandes cidades brasileiras estão incluídas”, frisou o prefeito Rui Palmeira.
“E hoje recebemos a informação do planejamento da parceria do Unicef com a Secretaria Municipal de Saúde para cuidar de crianças e jovens que estão expostos às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo o HIV. É importante combater essas doenças que estão crescendo em todo o Brasil”, acrescentou.
Coordenadora programática do escritório do Unicef em Recife e especialista em Saúde /HIV, Jane Santos pontuou as ações apresentadas na reunião desta quinta-feira.
“Há boas novidades. Estamos discutindo com a SMS a criação de um programa muito importante para o Unicef, o Viva Melhor Sabendo Jovem, cujo foco é a prevenção da transmissão do HIV em populações mais vulneráveis. Além disso, a gente debateu o modelo de gestão da plataforma, dando melhor suporte para a Prefeitura nas ações que serão adotadas, por meio da contratação de uma construtora específica para nossa plataforma. Na pauta, também foi incluída a prevenção da obesidade na infância e gravidez na adolescência”, detalhou.
A PCU é uma iniciativa do Unicef, organismo da ONU, desenvolvida desde 2008 nas capitais brasileiras. A 3ª edição está presente em 10 capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vivem nessas cidades quase nove milhões de meninos e meninas de até 19 anos. A implementação da Plataforma é realizada em cooperação com os governos municipal e estadual.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
