Prefeitura e Unicef discutem parceria para prevenção às DSTs
O prefeito Rui Palmeira se reuniu com a especialista em saúde/HIV e coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Recife, Jane Santos, nesta quinta-feira (2). A reunião, realizada na sede da Prefeitura, também contou com a presença do oficial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens da organização, Luiza Leitão, para discutir ações da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) em Maceió.
O objetivo da PCU é melhorar a situação das crianças e adolescentes por meio de ações direcionadas, como o combate à evasão escolar e à violência contra adolescentes. “Tivemos excelentes resultados com essa parceria com o Unicef. É importante lembrar que Maceió firmou parceria com a PCU em 2013 e que apenas 10 grandes cidades brasileiras estão incluídas”, frisou o prefeito Rui Palmeira.
“E hoje recebemos a informação do planejamento da parceria do Unicef com a Secretaria Municipal de Saúde para cuidar de crianças e jovens que estão expostos às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo o HIV. É importante combater essas doenças que estão crescendo em todo o Brasil”, acrescentou.
Coordenadora programática do escritório do Unicef em Recife e especialista em Saúde /HIV, Jane Santos pontuou as ações apresentadas na reunião desta quinta-feira.
“Há boas novidades. Estamos discutindo com a SMS a criação de um programa muito importante para o Unicef, o Viva Melhor Sabendo Jovem, cujo foco é a prevenção da transmissão do HIV em populações mais vulneráveis. Além disso, a gente debateu o modelo de gestão da plataforma, dando melhor suporte para a Prefeitura nas ações que serão adotadas, por meio da contratação de uma construtora específica para nossa plataforma. Na pauta, também foi incluída a prevenção da obesidade na infância e gravidez na adolescência”, detalhou.
A PCU é uma iniciativa do Unicef, organismo da ONU, desenvolvida desde 2008 nas capitais brasileiras. A 3ª edição está presente em 10 capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vivem nessas cidades quase nove milhões de meninos e meninas de até 19 anos. A implementação da Plataforma é realizada em cooperação com os governos municipal e estadual.
Veja também
Últimas notícias
Médico é executado a tiros em frente a unidade de saúde na zona rural de Arapiraca
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
Carlinhos Maia é vaiado após subir no palco durante show de Claudia Leitte em Aracaju
Corpo decapitado é encontrado na beira da Lagoa Mundaú no Vergel do Lago
Dupla furta tapumes e atrapalha obra de revitalização da Praça Sinimbu
COP 30: Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca conquista segundo lugar no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
