Prefeitura e Unicef discutem parceria para prevenção às DSTs
O prefeito Rui Palmeira se reuniu com a especialista em saúde/HIV e coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Recife, Jane Santos, nesta quinta-feira (2). A reunião, realizada na sede da Prefeitura, também contou com a presença do oficial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens da organização, Luiza Leitão, para discutir ações da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) em Maceió.
O objetivo da PCU é melhorar a situação das crianças e adolescentes por meio de ações direcionadas, como o combate à evasão escolar e à violência contra adolescentes. “Tivemos excelentes resultados com essa parceria com o Unicef. É importante lembrar que Maceió firmou parceria com a PCU em 2013 e que apenas 10 grandes cidades brasileiras estão incluídas”, frisou o prefeito Rui Palmeira.
“E hoje recebemos a informação do planejamento da parceria do Unicef com a Secretaria Municipal de Saúde para cuidar de crianças e jovens que estão expostos às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo o HIV. É importante combater essas doenças que estão crescendo em todo o Brasil”, acrescentou.
Coordenadora programática do escritório do Unicef em Recife e especialista em Saúde /HIV, Jane Santos pontuou as ações apresentadas na reunião desta quinta-feira.
“Há boas novidades. Estamos discutindo com a SMS a criação de um programa muito importante para o Unicef, o Viva Melhor Sabendo Jovem, cujo foco é a prevenção da transmissão do HIV em populações mais vulneráveis. Além disso, a gente debateu o modelo de gestão da plataforma, dando melhor suporte para a Prefeitura nas ações que serão adotadas, por meio da contratação de uma construtora específica para nossa plataforma. Na pauta, também foi incluída a prevenção da obesidade na infância e gravidez na adolescência”, detalhou.
A PCU é uma iniciativa do Unicef, organismo da ONU, desenvolvida desde 2008 nas capitais brasileiras. A 3ª edição está presente em 10 capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vivem nessas cidades quase nove milhões de meninos e meninas de até 19 anos. A implementação da Plataforma é realizada em cooperação com os governos municipal e estadual.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
