Semana do Estudante: Prefeitura realiza II Gincana da Educação Especial
Atividade é uma ação inclusiva que envolve atividades esportivas e jogos adaptados

Animação, dança e jogos lúdicos marcaram a II Gincana da Educação Especial dos alunos da rede municipal de ensino e do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE). A Gincana aconteceu nesta quarta-feira (08), no Ginásio Arnon de Mello, na Vila Altina.
A Gincana é uma ação inclusiva que envolve atividades esportivas e jogos adaptados. O projeto é uma realização da Secretaria de Educação, envolvendo a Coordenação de Educação Especial e Coordenação de Educação Física, que tem como principal intuito garantir a inclusão dos alunos com deficiência da rede regular de ensino no desenvolvimento das atividades motoras, físicas e sócio afetivas.
Um total de 385 alunos, do NAEE e de todas as escolas que tem alunos especiais, participaram da gincana. Acompanhados por cuidadores e professores, os estudantes participaram de dança, boliche, bambolê, cone, cantinho de leitura com contadora de histórias, pescaria e cantinho de pintura. As atividades foram organizadas por categorias de idade e habilidades.
A Gincana abre o cronograma de atividades que serão realizadas em comemoração ao Dia do Estudante, que acontece no próximo sábado (11).
De acordo com a coordenadora da Educação Especial de Marechal Deodoro, Monalisa Barros, essa é a segunda edição que os alunos do NAEE e educação especial participam da gincana.
“Nós já realizamos a gincana no ano passado, com essas atividades nós conseguimos desenvolver a interação social entre os alunos. Existem estudantes com deficiência intelectual, física, auditiva. Além disso, os jogos foram produzidos por eles, durante as aulas nas escolas e no NAEE. Aqui cada um desenvolve a atividade de acordo com sua habilidade e idade”, explicou.
Para a mãe do aluno especial João, Maria Divanilde, atividades como essa são muito válidas para o desenvolvimento do aluno.
“Segunda vez que meu filho participa dessa gincana, eu acho muito boas essas atividades atividades como essa, porque é muito bom para o desenvolvimento e socialização dele com os outros alunos”, disse Maria Divanilde.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
