Novos empreendimentos ajudam na economia de União dos Palmares
Grupos consolidados e empreendedores locais veem atratividade comercial na cidade
Em meio à atual crise econômica que enfrenta o Brasil, muitos comércios/empresas encontram dificuldades para se manterem. Ainda assim, União dos Palmares, município histórico de Alagoas, tem atraído o interesse de empreendedores que desejam investir na cidade, em um período no qual mais de 226 mil empresas e outras organizações ativas encerram suas atividades no país, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Inaugurado no último mês, o Apiário Zumbi dos Palmares vai produzir e exportar mel para toda a região, possuindo todos os registros legais necessários para a comercialização internacional do produto. Os irmãos Jailson e Jean Ferreira, naturais de União e responsáveis pelo negócio, celebram o apiário como uma oportunidade de gerar trabalhos de forma sustentável, já que a atividade de apicultura é essencial para o equilíbrio e preservação do meio ambiente.
“Esse mercado tem crescido muito, o que implica no aumento do número de apicultores na região, quase dez vezes maior de dez anos para cá”, comentou Jean Ferreira. O local tem todo o suporte técnico para a manipulação dos produtos apícolas, abrangendo desde processamento e armazenamento até a comercialização.
Recentemente, também, houve a reinauguração do Mercado de Artesanato do município, que vai comercializar produtos com temáticas culturais e típicas de União. “Terá um grande valor turístico para propagar nossa história e cultura”, opinou um habitante.
Sinais da reação de União à crise econômica
O prefeito do município, Areski Freitas (Kil), vê este modelo de negócio da apicultura, além da importância ambiental, como fonte de potencial benefícios para diversas famílias.
Para Kil, União dos Palmares vem tendo expressivo desenvolvimento econômico e poder de compra nos últimos meses, a cidade vem reagindo à crise, o que pode explicar a atratividade comercial que o município vem despertando nos investidores. “Somos a capital da Zona da Mata, temos patrimônios culturais de reconhecimento mundial (Quilombo dos Palmares, Jorge de Lima, Maria Mariá etc), é natural que, cedo ou tarde, a gente sinta esse processo de avanço. E é só o começo.”, disse o prefeito, que enfatizou ainda que sua gestão vem buscando trazer novas indústrias para ajudar no sustento das famílias em vulnerabilidade social.
O município tem cerca de 65 mil habitantes e foi afetado pelo fechamento da Usina Laginha, que decretou falência em 2012. Maior geradora de empregos da região, a usina pertencia ao empresário e ex-deputado federal João Lyra.
Oportunidades de emprego
Considerada uma das dez maiores varejistas brasileiras, o grupo Magazine Luiza, que já chegou a lucrar mais de R$ 14 bilhões, deve se instalar na região nos próximos meses. Com o contrato de aluguel firmado e vagas de emprego já disponíveis no site do grupo, a nova loja já está em fase de obras para iniciar suas atividades no município, a funcionar em um prédio localizado na praça Antenor Uchoa.
Além deste, outro grande grupo que já demonstrou a pretensão de vir para a cidade é o que compõe as Lojas Americanas, empresa que conta com mais de 1320 estabelecimentos pelo país, sendo a quarta maior varejista nacional.
Outros empreendimentos também foram inaugurados durante os últimos 20 meses, tanto de grupos comerciais já estabelecidos no mercado nacional, a exemplo da farmácia Pague Menos, como também de moradores se arriscando em micro empreendimentos, como é o caso da panificação Super Pão, da Loja Mylena, entre outros exemplos.
Veja também
Últimas notícias
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
