Renan Filho faz caminhada na parte alta de Maceió e destaca bom desempenho de AL na Prova Brasil
Ele concedeu entrevista e também falou dos investimentos feitos na parte alta de Maceió
O governador Renan Filho (MDB), candidato à reeleição, participou, na noite desta quinta-feira (30), de uma caminhada entre os conjuntos Cleto Marques Luz e Santa Lúcia, na parte alta de Maceió. No final do trajeto, ele falou com a imprensa e destacou o desempenho de Alagoas na Prova Brasil, realizada entre outubro e novembro de 2017.
O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação. Alagoas apresentou um crescimento no índice de aprendizado em todos os níveis avaliados, em comparação com o exame de 2015. A avaliação é feita a cada dois anos.
O Estado teve a melhor variação positiva na média de aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa nos Anos Iniciais; atingiu o melhor crescimento da média em Língua Portuguesa e a segunda melhor em Matemática nos Anos Finais. Ficou, ainda, em terceiro lugar no Ensino Médio, atrás apenas dos estados de Pernambuco e do Espírito Santo.
O exame é proposto pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mede os níveis de aprendizado dos alunos das escolas públicas e particulares do Brasil no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e no último ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O Saeb é o componente fundamental do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
"Isso é algo muito significativo porque a educação sempre foi uma das chagas do Estado, que sempre esteve entre os piores, mas que agora passa por uma mudança positiva de verdade. Além disso, somos o Estado que mais reduz violência no Nordeste com relação ao período anterior", disse o governador, para depois falar sobre o eficiente ajuste fiscal, que equilibrou as contas públicas alagoanas, e dos investimentos feitos com recursos próprios.
Na parte alta da cidade, o Governo do Estado está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do tipo 3. A obra foi contratada por R$ 5,4 milhões. Quando estiver pronta, a UPA do Tabuleiro terá capacidade para atender 10.500 pessoas por mês.
Outras duas grandes obras citadas por Renan Filho e que vão beneficiar os moradores desta região são o Hospital Metropolitano – maior investimento em saúde pública da história de Alagoas (R$ 64,5 milhões) - e o Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que desafogará o trânsito na parte da alta de Maceió, no entroncamento entre as BRs 316 e 104.
Acompanharam o governador durante a caminhada, os candidatos ao Senado pela Coligação Avança Mais Alagoas: Renan Calheiros (MDB), que busca a reeleição, e Maurício Quintella (PR), além de outros concorrentes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
Últimas notícias
Em fórum, Brasil e Rússia defendem energia nuclear para fins pacíficos
“Não tenho pressão sobre ele”, diz presidente do PT sobre Haddad
Acusado de assédio sexual, Buzzi apresenta atestado médico de 10 dias
Moraes manda governo do RJ enviar à PF imagens de Operação Contenção
Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
Exportações aos EUA caem 25,5% em janeiro, mas vendas à China sobem
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
