Prefeitura de Maceió participa de evento sobre gestão pública no TCE
A Prefeitura de Maceió, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), marcou presença na 6ª edição do projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, realizado na Casa da Indústria, no bairro do Farol. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), teve o objetivo de promover a integração e interação do órgão de controle externo com os municípios da região metropolitana de Maceió, com a capacitação de gestores e servidores públicos. Palestras e mesa redonda apresentaram temas como prestação de contas e transparência.
“É um evento que aconteceu no estado inteiro e que promove a integração entre os municípios. As pessoas costumam pensar que o Tribunal de Contas é um órgão apenas para penalizar os gestores, mas isso não é verdade. Tem todo um trabalho pedagógico, de orientação e capacitação de como se deve proceder em relação às normas que regem a administração pública. Maceió se sente orgulhosa de sediar este evento, que é de grande valia”, disse o procurador-geral do município de Maceió, Diogo Coutinho, que representou o prefeito Rui Palmeira no evento.
Durante a programação, o procurador apresentou um case da Prefeitura de Maceió. “Foram vários avanços nos últimos cinco anos, como o Portal da Transparência premiado nacionalmente, criação de aplicativos para acesso à informação e realização de concurso para servidores efetivos na área. Considerando um cenário muito nebuloso com o grande problema de corrupção no Brasil, esses avanços são importantes para que a gente trabalhe dentro da legalidade e a Secretaria Municipal Controle Interno é um case para o estado”, destacou Diogo Coutinho.
Atualmente, a Escola de Contas vem atuando de forma abrangente, participando ativamente da construção e realização de cursos, seminários, treinamentos internos e externos para os servidores da Casa, seus jurisdicionados e toda sociedade alagoana, com o objetivo de manter o alinhamento com as estratégias organizacionais do Tribunal de Contas.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta, destacou o papel do órgão na promoção de debates que visam aperfeiçoar o controle da gestão pública em Alagoas.“O Tribunal de Contas vem provendo eventos para tratar de temas relevantes sobre a atuação desse órgão fiscalizador. Deste modo, podemos citar a instituição dos controles internos, a questão da transparência, a necessidade dos serviços de contabilidade e procuradoria”, pontou.
Sérgio Ricardo Maciel, conselheiro substituto e relator da sexta edição do evento, disse que uma boa gestão parte do engajamento dos atores públicos. Ele também enfatizou o trabalho de orientação promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas. “Essas discussões contribuem para orientar esses gestores nas administrações municipais. A partir daí, a sociedade é beneficiada com uma melhor prestação de serviços”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: avenidas são liberadas e metrô reforça horário de trens
Alerj cobra explicação sobre operação que deixou 64 mortos no Rio
Prefeito do Rio de Janeiro apoia operação policial contra o Comando Vermelho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
