Prefeitura de Maceió participa de evento sobre gestão pública no TCE

A Prefeitura de Maceió, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), marcou presença na 6ª edição do projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, realizado na Casa da Indústria, no bairro do Farol. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), teve o objetivo de promover a integração e interação do órgão de controle externo com os municípios da região metropolitana de Maceió, com a capacitação de gestores e servidores públicos. Palestras e mesa redonda apresentaram temas como prestação de contas e transparência.
“É um evento que aconteceu no estado inteiro e que promove a integração entre os municípios. As pessoas costumam pensar que o Tribunal de Contas é um órgão apenas para penalizar os gestores, mas isso não é verdade. Tem todo um trabalho pedagógico, de orientação e capacitação de como se deve proceder em relação às normas que regem a administração pública. Maceió se sente orgulhosa de sediar este evento, que é de grande valia”, disse o procurador-geral do município de Maceió, Diogo Coutinho, que representou o prefeito Rui Palmeira no evento.
Durante a programação, o procurador apresentou um case da Prefeitura de Maceió. “Foram vários avanços nos últimos cinco anos, como o Portal da Transparência premiado nacionalmente, criação de aplicativos para acesso à informação e realização de concurso para servidores efetivos na área. Considerando um cenário muito nebuloso com o grande problema de corrupção no Brasil, esses avanços são importantes para que a gente trabalhe dentro da legalidade e a Secretaria Municipal Controle Interno é um case para o estado”, destacou Diogo Coutinho.
Atualmente, a Escola de Contas vem atuando de forma abrangente, participando ativamente da construção e realização de cursos, seminários, treinamentos internos e externos para os servidores da Casa, seus jurisdicionados e toda sociedade alagoana, com o objetivo de manter o alinhamento com as estratégias organizacionais do Tribunal de Contas.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta, destacou o papel do órgão na promoção de debates que visam aperfeiçoar o controle da gestão pública em Alagoas.“O Tribunal de Contas vem provendo eventos para tratar de temas relevantes sobre a atuação desse órgão fiscalizador. Deste modo, podemos citar a instituição dos controles internos, a questão da transparência, a necessidade dos serviços de contabilidade e procuradoria”, pontou.
Sérgio Ricardo Maciel, conselheiro substituto e relator da sexta edição do evento, disse que uma boa gestão parte do engajamento dos atores públicos. Ele também enfatizou o trabalho de orientação promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas. “Essas discussões contribuem para orientar esses gestores nas administrações municipais. A partir daí, a sociedade é beneficiada com uma melhor prestação de serviços”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
