Setembro Vermelho: campanha que alerta para cuidados chega a sua segunda edição em Maceió
A ação tem como objetivo ressaltar a importância dos cuidados com o coração.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão -- a mais silenciosa vilã do coração -- e 60% dos hipertensos não seguem corretamente a prescrição médica. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo, responsáveis por 43% dos óbitos. Só no Brasil, são cerca de 350 mil mortes por ano. “Diante desses dados, é necessário alertar e incentivar ao máximo a mudança de hábitos da população. “Pela segunda vez, estamos engajando vários setores da sociedade a apoiar esta grande ação de conscientização e de educação que se tornou o Setembro Vermelho”, afirma o cardiologista Ricardo Cavalcanti, Diretor-Presidente do Hospital do Coração.
Alagoas terá segunda edição da campanha Setembro Vermelho, com realização do Hospital do Coração e Fundação Cordial, braço social do Hospital. Durante todo o mês, o Hospital realizará ações de promoção à saúde que estimulam hábitos de vida saudável. Todos os domingos na Orla da Ponta Verde, na rua fechada, acontecerão aulões funcionais com a personal Brunna Mendes e convidados. No Parque Shopping, todas as quintas e sextas-feiras de setembro chefs convidados pela Abrasel realizarão aulas de gastronomia saudável, na Camicado. Ainda no Parque Shopping, em frente ao Centro Médico, um espaço de saúde será montado oferecendo serviços de aferição de pressão e glicemia, índice de massa corpórea, orientação nutricional e cardiológica. Na praça de alimentação o fitdance pretende ressaltar a importância da atividade física na prevenção das doenças cardiovasculares.
Por toda a cidade de Maceió, vários prédios ganharão iluminação vermelha em suas fachadas em adesão ao movimento. O monumento “Eu Amo Maceió”, na orla da Ponta Verde, pela segunda vez mudará temporariamente o azul de suas letras pelo vermelho da campanha a partir do dia 1 de setembro.
O mês ainda contará com a visita da nutricionista Janine Aragão em escolas de educação infantil, orientando os pequenos sobre a importância de uma alimentação saudável com aula prática de culinária infantil e distribuição de cartilha educativa, com o objetivo de conscientizar os pais sobre a importância de uma alimentação saudável desde cedo, visando a prevenção das doenças cardiovasculares no futuro.
Fechando a programação, no dia 30 de setembro a campanha promete movimentar a orla de Maceió com a “caminhada do coração”. Aberta a toda a família, sem restrições de idade, a caminhada terá concentração às 7h em frente ao antigo Alagoinhas. Inscrições e informações em breve no site www.soucordial.com.br.
PROGRAMAÇÃO:
01/09
- Lançamento oficial com Coral Vozes do Coração | 19h | Praça Alimentação Parque Shopping
06/09
- Receita Amiga do Coração - Chef Serginho Juca e Felipe Lacet (Sur) | 17h | Camicado - Parque Shopping
- Prevenção de acidentes e primeiros socorros para crianças com Dr Cláudio Soriano | 18:30 | Praça Alimentação Parque Shopping
07/09
- Apresentação Filarmônica de Alagoas | 18:30 | Praça Alimentação Parque Shopping
13/09
- Fit Dance com Adonis Vieira | 18h | Praça Alimentação Parque Shopping
- Receita Amiga do Coração - Chef Jaqueline Galvão (Espaço Anannda) | 19h | Camicado - Parque Shopping
14/09
- Receita Amiga do Coração - Chef Luana Malta (Saudável Sabor) | 17h | Camicado - Parque Shopping
- Talk Show “saúde do coração” | 18:30 | Praça Alimentação Parque Shopping
20/09
- Demonstração prática primeiros socorros em parada cardíaca | 18h | Praça Alimentação Parque Shopping*
- Receita Amiga do Coração - Chef Manu Magalhães (Cuzcuzeria Café) | 19h | Camicado - Parque Shopping
21/09
- Receita Amiga do Coração - Chef Letícia Melro (Toscana) | 17h | Camicado - Parque Shopping
27/09
- Receita Amiga do Coração - Chef Fernando Costa (Fusion) | 17h | Camicado - Parque Shopping
- Isostreching com equipe Reative | 18:30 | Praça Alimentação Parque Shopping
28/09
- Zumba com Bruna Beatriz | 18h | Praça Alimentação Parque Shopping
- Receita Amiga do Coração - Chef Nídia Battaglia (Ser Afim) | 19h | Camicado - Parque Shopping
Todos os sábados (01, 08, 15, 22 e 29/09) das 10h às 21h
Ação Saúde (serviços gratuitos) – Parque Shopping (em frente ao Centro Médico)
Viver Bem é Se Cuidar* – Brunna Personal e convidados | aulões de atividade física na rua fechada (em frente ao restaurante Anamá) às 8h
02/09 – Funcional | Fit Dance* | Serviços de saúde
09/09 - Funcional | Isostreching* | Serviços de saúde
16/09 - Funcional | Yoga* | Serviços de saúde
23/09 - Funcional | Zumba* | Serviços de saúde
II Caminhada do Coração (30/09) às 7h*
Concentração Alagoinhas
- Aquecimento com Brunna Mendes
- Caminhada
- Fit Dance com Adonis Vieira
- Serviços de saúde gratuitos
*necessário inscrição: www.soucordial.com.br / *vagas limitadas
Veja também
Últimas notícias
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
