Renan Filho se reúne com trade turístico e discute estratégias para fortalecer o setor
O governador Renan Filho, candidato à reeleição pelo MDB, participou de um encontro com representantes de seis entidades do trade turístico local na manhã desta terça (12). A reunião foi promovida pelo Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).
O encontro com trade turístico serviu para colher sugestões e falar sobre o plano de governo voltado para o setor. Renan Filho recebeu da ABIH, Abrajet, Abrasel, Abav, Sindetur-AL e SHRBS-AL uma carta com 12 proposições. Uma delas é a criação de uma agência de promoção, divulgação e comercialização do destino.
“Vejo com bons olhos a criação de uma agência, desde que seja ágil, eficiente, ofereça respostas céleres e tenha baixo custo”, ponderou o candidato.
Renan Filho renovou o compromisso de nomear uma indicação do trade para a pasta do Turismo caso seja reeleito e ressaltou que o destino Alagoas está estruturado para seguir avançando no turismo com a manutenção dos investimentos em áreas estratégicas, como o saneamento.
“O esgotamento sanitário é uma pauta que a gente precisa seguir avançando. Estamos agora com o maior volume de investimentos em esgotamento sanitário da nossa história. Isso também é bastante significativo”, destacou.
Renan Filho também citou as obras de infraestrutura rodoviária que estão em curso: as duplicações da AL-101 Norte e da AL-220, entre Maceió e Arapiraca; a conclusão da Alça da Flamenguinha, no trecho que liga o Benedito Bentes ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares; o viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares.
Fiscal
Acerca das políticas de incentivos fiscais, Renan Filho recordou que, em sua gestão, o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) foi reformulado. Com a desoneração do ICMS para a construção de hotéis e aquisição de equipamentos, o Governo de Alagoas conseguiu atrair 28 novos empreendimentos para o Estado em três anos e meio. Nesse período, foram criados 3.448 novos leitos na rede hoteleira.
“O turismo alagoano evoluiu muito em Alagoas. Nós passamos a ser o principal destino turístico da maior operadora da América Latina, a CVC. Hoje, somos o Estado que mais reduz violência no Brasil. É claro que temos que fazer mais, entretanto, Alagoas saiu do noticiário da violência. O presidente da CVC disse, inclusive, que um dos principais componentes para o crescimento do turismo em Alagoas foi, justamente, a redução da violência”, enfatizou Renan Filho.
A expansão do Ronda no Bairro é uma outra demanda que consta na carta de propostas apresentada pelo trade turístico. “Nós vamos levar o Ronda no Bairro a outras áreas de nossa capital e interiorizá-lo, levando-o aos principais destinos turísticos de Alagoas, a exemplo de Maragogi”, garantiu o candidato.
Renan Filho propôs ainda discutir com o trade turístico alagoano o melhor modelo de gestão para o Centro de Convenções de Maceió e o Marco Referencial (Alagoinhas).