Cratera em ilha na Bahia aumenta e causas ainda são desconhecidas
A cratera já tem mais de 41 metros de profundidade e 83 metros de comprimento
Novas medições em uma cratera a cerca de 1,5 km da Vila de Matarandiba, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na Bahia, apontam que ela já está com 83,5 metros de comprimento, 34,4 metros de largura e 41,2 metros de profundidade.
De acordo com a empresa Dow Química, que explora a área, o aumento de 5,6 metros no comprimento em quase um mês, além do aumento da largura e da redução da profundidade, é previsto e característico do fenômeno geológico, que a empresa chama de erosão.
Esta semana a empresa informou sobre os avanços das medidas de segurança e estudos para a identificação da erosão. Foi informado também que estão sendo realizados serviços para que a cerca instalada no local avance mais 30 metros. Também foram instalados cinco novos sensores para medir abalos sísmicos. Até então, não foram apresentadas variações.
Causa desconhecida
Está havendo ainda a análise de dados geológicos modelados em um software de alta precisão, para avaliar o estresse do subsolo e entender a origem da erosão. Os dados foram enviados no final de julho para a empresa contratada e seguem em processo de análise com estimativa de prazo de quatro a seis meses para que a causa do fenômeno seja conhecida.
A multinacional disse ainda que segue atuando para apurar a causa da erosão e descartar a eventual possibilidade de novas ocorrências.
Esta semana, atendendo a uma solicitação da comunidade, líderes da empresa se reuniram ainda com a prefeitura de Vera Cruz e a Defesa Civil do Estado da Bahia para iniciar a discussão da necessidade de desenvolvimento de um eventual plano de contingência.
A data do próximo encontro com a comunidade de Matarandiba ainda não foi definida, pois depende de novas informações sobre o avanço dos estudos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
