TSE abriu 30 processos sobre fake news nas eleições
Fake news em meio às eleições renderam processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
As notícias falsas caíram na mira do poder Judiciário.
Em levantamento feito pela assessoria do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, foram contabilizados 30 processos relativos a notícias falsas nesta eleição.
O Partido dos Trabalhadores foi o que mais pediu ao tribunal que derrubasse páginas com supostas notícias falsas. Foram 9 pedidos de retirada de perfis do ar, dos quais 5 foram atendidos pelos ministros da corte e um ainda está em análise.
O TSE derrubou, ao todo, 75 links com notícias falsas sobre o candidato do PT, Fernando Haddad, e a vice dele, Manuela D’ávila.
Na maioria dos casos, as notícias tinham apelo religioso, como, por exemplo, uma que dizia que Manuela D’ávila iria acabar com o cristianismo. Ou outra que, ela usava uma camisa escrita que Jesus é travesti, ou mesmo a notícia de que crianças a partir de 5 anos seriam propriedade do estado. Todos esses casos foram considerados falsos.
O PDT, partido de Ciro Gomes, foi o segundo com mais pedidos para retirar supostas fake news da internet. Foram sete pedidos, dos quais apenas um foi acolhido pelo TSE.
A página associava Ciro ao consumo de drogas, o que não é verdade. O partido de Jair Bolsonaro, o PSL, entrou com dois pedidos para retirar conteúdos do ar, mas não foram aceitos pelos ministros do tribunal.
O Conselho sobre Internet e Eleições do TSE se reuniu nesta quarta-feira, 10, para debater o tema. Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil, que tem uma cadeira no conselho, afirma que nunca viu tanta notícia falsa como nesta eleição.
O especialista em internet disse que há indícios de que fábricas de fake news estão promovendo conteúdos falsos para derreter candidaturas e questionar o próprio processo eleitoral.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
