TSE determina Facebook retirar 33 páginas com notícias falsas contra Manuela D’Ávila
Cerca de 33 páginas do Facebook com notícias falsas contra a candidata a vice da chapa de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, serão retiradas do ar após solicitação do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro Sérgio Banhos determinou ainda que a rede social forneça os dados das pessoas responsáveis pelas páginas, com a identificação dos computadores usados para criar a postagem.
Na decisão, o ministro do TSE diz que o conteúdo mancha a imagem da candidata perante o público católico e cristão, com objetivo de interferir no pleito eleitoral. O magistrado ressalta que os vídeos foram montados para desvirtuar o conteúdo original.
As postagens associam Manuela D’ávila a vídeos de pessoas quebrando imagens religiosas ou que ela pretenderia distribuir panfletos pornográficos para crianças, o que não é verdade. Também é usado uma foto montada onde Manuela aparece com uma camisa dizendo que Jesus é travesti.
O despacho pede que as páginas sejam derrubadas em 24 horas. Os responsáveis podem ser punidos com multas diárias.
Antes do primeiro turno, em outra decisão, o TSE já tinha mandado derrubar 35 fake news, ou notícias falsas, contra o candidato à presidência Fernando Haddad.
Em relatório divulgado nessa segunda-feira (8), representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) concluíram que as notícias falsas impactaram negativamente o primeiro turno das eleições no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
