Mudanças climáticas diminuirão produção mundial de cerveja
Os fãs de cerveja devem se preparar para a escassez: as mudanças climáticas ameaçam diminuir drasticamente a produção de cevada, matéria-prima da bebida maltada.
Os eventos climáticos extremos que afetam esse cereal farão com que a bebida alcoólica mais popular do mundo se torne mais rara e mais cara, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (15).
“A queda na produção mundial de cevada significa uma queda ainda maior na produção de cevada cervejeira”, aponta Dabo Guan, professor de Economia da Mudança Climática na Universidade de East Anglia (Norwich, Reino Unido).
Ele observa que “as culturas da mais alta qualidade são as mais sensíveis” às mudanças no clima.
Apenas a cevada de melhor qualidade (menos de 20% da produzida no mundo) é dedicada à produção de cerveja.
Se o aquecimento global continuar no ritmo atual, os principais fenômenos adversos (secas, ondas de calor, gravidade incomum) afetarão cada uma das principais áreas de cultivo de cevada pelo menos uma vez por ano no decorrer deste século, o que causará uma queda de 16% na produção mundial de cerveja.
Isso é o equivalente ao que é bebido em um ano nos Estados Unidos atualmente, calcularam os pesquisadores em seu estudo, publicado na Nature Plants.
Como resultado dessas crises, o preço médio dobrará.
No cenário mais otimista (com uma grande diminuição imediata das emissões de gases do efeito estufa), cerca de 20 grandes eventos climáticos afetariam as regiões onde se cultiva cevada até 2100, o que reduziria a produção mundial de cerveja em 4% e aumentaria seu preço em 15%.
Alguns países serão particularmente afetados, de acordo com o estudo. Entre as 20 principais regiões consumidoras (per capita) estão atualmente a Europa, os Estados Unidos, a Nova Zelândia e a Austrália.
Os principais exportadores de cevada do mundo são Austrália, França, Rússia, Ucrânia e Argentina, seguidos por alguns outros países europeus. Os grandes importadores são China, Arábia Saudita e Irã, seguidos por três grandes cervejeiros – Holanda, Bélgica e Japão.
Veja também
Últimas notícias
Navegando na nova era: o impacto das criptomoedas no investimento moderno
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
MPF obtém decisão judicial para garantir apoio especializado a estudantes com deficiência na Ufal
Luciano Barbosa entrega ginásio modernizado e reforça integração entre escola e comunidade
Tiros na cabeça: adolescente é assassinada no sofá de casa no Sertão de AL
Vereador é acusado de vandalismo e ameaça contra concessionária de saneamento
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
