Ana Maria Braga briga na Justiça por Louro José
A apresentadora deu entrada no processo em 2012 e incluiu o ex-marido contra dois artistas

Os ministros da 3ª turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) irão julgar nesta terça-feira (15) o processo no qual a apresentadora Ana Maria Braga e o ex-marido, Carlos Madrulha, movem contra os artistas Antonio Marcos Costa de Lima e Renato Aparecido dos Santos.
Na ação, a apresentadora pede o reconhecimento da criação do boneco Louro José - desenho, características, nome, voz e cores - e uma indenização por danos morais no valor de R$ 650 mil. A relatora do caso é a ministra Nancy Andrighi. A sessão está prevista para começar às 10h.
Ana Maria Braga deu entrada no processo em 11 de setembro de 2012, mas a juíza do caso, naquela ocasião, pediu para que a apresentadora complementasse as informações. Foi aí que Ana Maria incluiu o ex-marido no processo - Madrulha já havia entrado com outra ação contra os mesmos artistas e já tinha sido reconhecido pela Justiça.
A apresentadora e o ex-companheiro sustentam que idealizaram e criaram o personagem em 1997. O boneco foi batizado em homenagem ao filho da autora, e suas características inspiradas no papagaio de estimação do casal.
Eles afirmam ainda que fizeram o registro do Louro José na Escola de Belas Artes, mas foram surpreendidos com um pedido de anulação deste registro por aqueles que foram contratados para confeccionar o boneco.
Criação do boneco
Segundo informou a Record ao UOL, Ana Maria Braga apresentava o tradicional “Note e Anote”, em 1997, quando a emissora entendeu que ela necessitava de um “parceiro”. Optou-se, então, por um papagaio. Depois de aprovado o desenho, faltava escolher a voz. Foi aí que a direção convidou os produtores do programa para fazer um teste. Na ocasião, Tom Veiga se saiu melhor.
Em 1999, Ana Maria Braga mudou-se para a Globo e levou consigo Tom Veiga, responsável por manejar o boneco Louro José. Os dois permanecem juntos há 21 anos.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
