Câmara de Maceió aprova aumento do número de vereadores de 21 para 27
Mudança deve valer para as Eleições de 2024.

A Câmara Municipal de Maceió aprovou na tarde da quarta-feira (31), durante sessão ordinária, parecer conjunto entre integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e de Finanças, o aumento do número de vereadores para a propositura de 2024.
O parecer foi divulgado na manhã desta quinta, dia 1º, no Diário Oficial do Município. Com a mudança o número de vereadores deve subir de 21 para 27. O projeto discute a Lei Orgânica do Município e altera seu Art. 17, com o intuito de adequar o número de membros do poder legislativo conforme parâmetros da Constituição Federal, introduzidos pela Emenda 58, de 23 de setembro de 2009.
Em trecho do texto divulgado no DOM, a Câmara nega que a alteração trará aumento de despesa ao Poder Legislativo e que a mudança trará maior representatividade à população maceioense. Leia trecho:
“Segundo a Mesa Diretora desta Casa de Leis, a Constituição Federal institui o sistema de democracia representativa e, no que pese as exceções previstas no próprio texto constitucional, a população exerce o poder através de representações, que deve ser proporcional ao tamanho da população da cidade, visando a necessidade de exercer essa representação de forma eficaz. Ressalte-se, por oportuno, que a mudança ora proposta não produz aumento de despesa para o Poder Legislativo Municipal, já que o legislador ao mesmo tempo em que deu autonomia para os municípios definirem o número de vereadores segundo limites constitucionais, também o fez com relação às receitas duodecimais que serão transferidas pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo. Logo, entende-se que não há óbices em relação a referida propositura, que tem como maior objetivo, possibilitar uma maior representatividade da população maceioense na Casa de Mário Guimarães.”
Últimas notícias

Em rede nacional, Lula chama aliados de Trump de “traidores” e nega práticas desleais

Vereador Bero do Jardim é encontrado morto horas após assassinato em via pública

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Doou dinheiro para motorista que forjou sequestro? Polícia orienta o que fazer

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
