Novo serviço aumenta em quase 90% o atendimento a vítimas de violência sexual
Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual da Sesau assegura acolhimento nas unidades de saúde estaduais
Em apenas um mês de funcionamento, o Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendeu 47 pessoas. O número representa um aumento de 88% no percentual de atendimentos voltados a esse tipo de acolhimento, uma vez que, entre 15 de outubro a 15 de novembro do ano passado – quando o serviço ainda não existia – 25 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde estaduais.
O aumento do número de atendimentos evidencia o quão importante tem sido a criação do Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual. Até o dia 14 de outubro do deste ano, as vítimas de violência sexual eram atendidas, mas não havia uma equipe multidisciplinar voltada para assegurar que a assistência ocorresse de forma integral, respeitando a legislação e proporcionando o acolhimento humanizado às vítimas.
Agora, as vítimas de violência sexual se sentem acolhidas e protegidas, segundo evidencia a coordenadora do serviço, Camile Wanderley. “É um número que mostra a lacuna que existia no tocante ao atendimento dessas pessoas e que destaca a relevância de um serviço desta natureza para todos os alagoanos”, salientou.
Ao mesmo tempo, o aumento no percentual de pessoas atendidas exige a formação de uma rede estruturada para acolher satisfatoriamente às vítimas de violência sexual. Ainda de acordo com Camile Wanderley, a criação do serviço possibilitou que as pessoas sentissem que, efetivamente, há uma equipe multidisciplinar preparada para atendê-las de forma acolhedora.
Como funciona
Ainda de acordo com o fluxo de trabalho do serviço, a partir do momento em que a equipe plantonista do Serviço de Atenção às Vítimas de Violência Sexual recebe uma denúncia ou é acionada pela vítima, é preciso efetivar todo o processo de atenção e assistência. Entre as medidas adotadas no âmbito da saúde, a vítima deve ter assegurado o acesso a antirretrovirais em até 72 horas, por meio da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP).
Veja também
Últimas notícias
Governo prepara Desenrola para trabalhadores informais e adimplentes
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Lula tem até esta quarta para promulgar dosimetria
Homem é preso após usar arma para estuprar cunhada em Campo Alegre
Maragogi realiza abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
