Gestores mirins assumem funções públicas pelo Dia Mundial da Criança

Crianças e adolescentes assumem o protagonismo em funções da administração pública nesta quinta-feira (22), quando a Prefeitura de Maceió comemora, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Criança. Cerca de 20 jovens atendidos pela Rede Municipal de Assistência Social e Educação assumem simbolicamente cargos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, desenvolvendo atividades juntamente com os titulares dos cargos. A ação é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em homenagem ao Dia Mundial da Criança, celebrado em 20 de novembro, e objetiva valorizar os direitos da criança e do adolescente.
A partir das 9h, o prefeito Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira recebem, na sede da Prefeitura, os estudantes que tomarão posse simbólica dos cargos. Em seguida, eles vão acompanhar a rotina e a agenda de compromissos da autoridade que estarão representando. Na programação alusiva ao Dia Mundial da Criança, todos os envolvidos participam de uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na Associação Comercialde Maceió.
“Teremos um dia dedicado a estes jovens, para que eles conheçam o dia a dia de um gestor, parlamentar, promotor e magistrado, mas o grande propósito é dar visibilidade aos desafios da infância e da adolescência, garantindo às meninas e aos meninos a oportunidade de se expressar, falar sobre suas preocupações e expor suas ideias como agentes de mudança”, destacou o prefeito Rui Palmeira.
O Dia Mundial da Criança é um momento global anual por crianças, para crianças. É um dia de ação para defender e conscientizar a população sobre os problemas mais prementes que as crianças enfrentam. Foi em 20 de novembro de 1954, no Dia Universal dos Direitos da Criança na ONU, que a Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada. Essa data é também para celebrar o progresso feito para as crianças.
Para a secretária municipal de Assistência Social de Maceió e articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Celiany Rocha, o compartilhamento de informações com adolescentes que são atendidos pelo Município é fundamental para aproximar ainda mais a gestão municipal da população que mais precisa das políticas públicas.
“Vamos para o segundo ano consecutivo nesta parceria com o Unicef e, com isso, vamos fortalecer o protagonismo dos nossos jovens, fazendo com que compartilhem experiências e vivenciem como funciona o trabalho. Para nós, gestores, é também um momento importante de estar perto deles e saber como pensam, contribuindo para o nosso trabalho de garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, completou a gestora.
Veja também
Últimas notícias

Governo Trump revoga vistos de Alexandre de Moraes, aliados e familiares

MPAL garante condenação por homicídio motivado por dívida de drogas em Teotônio Vilela

Dupla é condenada por homicídio brutal em Anadia após atuação do MPAL

Vereador Jânio de Sabino falta por três vezes seguidas com o parecer à reunião da CCJ e trava projetos na Câmara de Novo Lino

Penedo é destaque nacional com projeto inovador de Educação em Tempo Integral

Prefeita Tia Júlia visita obras do novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
