Suspeitos de desviar R$ 10 milhões de prefeituras são alvos de operação da PF
O objetivo é combater uma organização criminosa atuante na capital e mais 14 municípios de AL
Atualizado às 07h50
As primeiras horas desta terça-feira (27) foi de combate a ações criminosas. A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou uma operação que cumpre 42 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens móveis e imóveis em Maceió e mais 14 cidades do estado.
Entre os crimes praticado pelo grupo estão o de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiroe constituição de organização criminosa. Segundo a PF, as penas para esses crimes, somadas, ultrapassam de 50 anos de prisão.
A ação, “Sesmaria Alagoana”, em fase ostensiva, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa atuante nos municípios de Boca da Mata, Mata Grande, Branquinha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Maravilha, Olho D´Água Grande, Pariconha, Rio Largo, São Luís do Quitunde, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Dois Riachos.
Entre as fraudes investigadas está a contratação de empresa para locação de veículos aos municípios sem possuir a necessária frota, além da emissão de notas fiscais relativas a abastecimentos não realizados, saques em espécie e na boca do caixa de contas das prefeituras, a distribuição do dinheiro entre os membros da organização criminosa e a aquisição de imóveis e veículos de luxo, sem declarar à Receita Federal, para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Os contratos analisados, até o momento, envolvem o valor aproximado de 80 milhões de reais, estimando-se que, pelo menos, 10 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos.
De acordo com a Polícia Federal, alguns dos investigados foram afastados dos cargos e proibidos de se aproximarem das prefeituras e órgãos públicos.
A Operação Sesmaria conta com a participação de 175 policiais federais, além de nove auditores da CGU e nove da RFB. O título da operação Sesmaria, é uma referência da prática adotada no Período Colonial em que o território foi dividido entre particulares para fins de exploração
Balanço
A PF informou ainda, por meio da assessoria, que nesta terça-feira (27) haverá uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço geral da operação.
Veja também
Últimas notícias
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Carro é flagrado com garrafa pet usada como tanque de combustível
Cachorros sentam à mesa para comer em casa no Piauí
Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
