Articulação de Marx Beltrão na Câmara garante pagamento de seguro defeso

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 920/18, do Senado, que suspende os efeitos da Portaria Interministerial 78/17, dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do Meio Ambiente. A Portaria Interministerial impedia o pagamento do chamado seguro defeso.
O seguro, que estava ameaçado, é como se fosse uma espécie de seguro desemprego do pescador artesanal. O benefício é concedido ao Pescador Profissional Artesanal durante o período de defeso da atividade pesqueira para a preservação da espécie, conforme disposto na Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003.
Com a aprovação do decreto na Câmara, o pagamento do seguro defeso está garantido para todos os pescadores da região determinada pela antiga Portaria, que abrangia os estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. E foi um deputado alagoano Marx Beltrão (PSD) um dos que garantiu a aprovação na Câmara.
“Os pescadores não podiam perder este direito. Fui procurado por muitos pescadores, de diversas cidades alagoanas. Quando tomei conhecimento do absurdo que seria o impedimento do pagamento do seguro defeso, fiz questão de não só votar pela sua garantia, como de articular a bancada do PSD pela aprovação da matéria” disse ao Sete Segundos o deputado Marx Beltrão.
O valor do seguro corresponde a um salário mínimo por mês durante toda a temporada de suspensão da pesca. O seguro defeso foi criado para amparar os pescadores artesanais, ou seja, que sobrevivem apenas da pesca e não podem pescar nenhuma espécie durante o período de proibição. Já os profissionais que possuem outros vínculos empregatícios não podem receber o benefício.
Veja também
Últimas notícias

Trabalhador fica ferido após desabamento de muro no bairro da Pajuçara

Mulher fica com medo após vizinho invadir residência e agredi-la em São Luís do Quitunde

Prefeitura de Lagoa da Canoa reúne produtores rurais para apresentar programa fundiário do Governo Federal

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Motorista por aplicativo forjou sequestro e incêndio para tentar obter R$ 50 mil de seguro, revelou PC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
