Justiça

Renan Filho é homenageado pelo Poder Judiciário com a Comenda Moura Castro

Além do governador de Alagoas, recebeu a honraria o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli

Por Agência Alagoas 08/12/2018 08h08
Renan Filho é homenageado pelo Poder Judiciário com a Comenda Moura Castro
Governador Renan Filho e o presidente do STF, Dias Toffoli, foram agraciados com a Comenda Moura Castro nesta sexta-feira (7) - Foto: Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foram homenageados, na noite desta sexta-feira (7), com a Comenda do Mérito Judiciário Moura Castro, a maior honraria concedida pela Justiça alagoana. A solenidade aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), conduzida pelo presidente Otávio Praxedes.

Renan Filho afirmou que a homenagem é fruto da luta travada pelo Governo do Estado para garantir justiça social e fazer Alagoas avançar cada vez mais.

"Recebo com grande orgulho e satisfação a Comenda Moura Castro, primeiro pela circunstância de receber essa honraria ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e também pela parceria e proximidade que tenho com o Poder Judiciário alagoano. De maneira independentemente e harmônica, trabalhamos para que Alagoas se fortalecesse ao longo dos últimos quatro anos", disse o governador, acompanhado pela primeira-dama, Renata Calheiros.

A Comenda Moura Castro é entregue a personalidades que contribuem com o desenvolvimento das ciências jurídicas e o aprimoramento das instituições da Justiça. A honraria foi inicialmente instituída pelo TJ/AL como medalha, pela resolução nº 6 de 1998, e convertida em comenda em 2004, por meio da resolução nº 5.

A solenidade lotou o Plenário do TJ. O vice-governador Luciano Barbosa e os secretários de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior; e da Saúde, Christian Teixeira, prestigiaram a cerimônia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, agradeceu ao Tribunal de Justiça e ao povo alagoano pela homenagem recebida. "Para mim é uma alegria muito grande estar recebendo essa medalha, que é a maior honraria do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e das mãos do presidente Otávio Praxedes, um grande magistrado, uma pessoa do maior valor", afirmou o ministro.

Otávio Praxedes parabenizou os homenageados. Ele afirmou que Renan Filho é um gestor republicano e que se destaca pelo zelo com a coisa pública. "Trata-se de um governador jovem e de alto espírito público", enfatizou o presidente do TJ. Sobre Dias Toffoli, Praxedes recordou que o ministro, desde que assumiu o comando do Supremo Tribunal Federal, tem dado uma demonstração de unidade e de fortalecimento da instituição.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rosa Albuquerque; o deputado estadual Marcelo Victor; o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara; o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça; dentre outras autoridades.