Câmara promove solenidade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Audiência Pública que discutiu a importância do Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Alusivo ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado mundialmente em 15 de junho, a vereadora Fátima Santiago (PP), promoveu nesta sexta-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, uma Audiência Pública que discutiu a importância do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, e, também, a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada a personalidades e instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das pessoas idosas.
"Desde 2015, propomos a instituição da lei que visa assegurar os direitos sociais dos idosos e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. E, após tanto empenho, em abril deste ano, a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa foi, enfim, instituída pelo Poder Executivo. Sabemos que os idosos estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e espaços adquiridos mediante anos de trabalho e dedicação. Mas, para que as ações possam ser implementadas na prática, a fim de assegurar-lhes tais direitos, é indispensável que haja recursos disponíveis, daí, decorreu a necessidade da união de esforços para que o Fundo Municipal fosse finalmente criado", pontuou Santiago.
A convite da parlamentar, e representando o titular da 25ª Promotoria de Justiça da Capital com atribuição na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Hélder Jucá - a Audiência Pública contou com a palestra de Flávio Gomes da Costa Neto, presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL) e titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, com atribuição na Defesa dos Direitos Humanos. Já o jornalista e gerontólogo Francisco Silvestre dos Anjos foi homenageado com a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues.
"Todos nós sabemos, que, embora o país tenha leis importantes sobre o envelhecimento, na prática, a pessoa idosa ainda não entrou como prioridade na agenda pública, nas famílias e nas instituições. É onde se torna necessária a compreensão que a velhice não é um problema, mas significa que a pessoa chegou ao ápice do seu desenvolvimento e precisa, como qualquer cidadão, ser respeitada, ter seus direitos garantidos e ter políticas voltadas para sua condição peculiar. Por isso, nós, como representantes do povo e de órgãos voltados para essa importante parte da população, precisamos nos unir, a fim de lutar para que seus direitos sejam sempre assegurados", destacou.
Membro do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Tereza Lins, destacou a importância do empenho de todos os envolvidos para que a criação do Fundo Municipal fosse de fato concretizada. “Dra. Fátima sempre lutou para a implantação de políticas públicas que beneficiem a pessoa idosa, e o nosso principal objetivo foi unir forças e trabalhar pensando no bem coletivo para criar condições que garantissem seus direitos”, disse.
A solenidade também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Evânia Titara; da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Lúcia Moreira; além das apresentações do Grupo Seresteiros da Terceira Idade e do Arraiá do Sítio do Salvador Lyra, entre outros convidados.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
