Câmara promove solenidade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Audiência Pública que discutiu a importância do Fundo Municipal da Pessoa Idosa

Alusivo ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado mundialmente em 15 de junho, a vereadora Fátima Santiago (PP), promoveu nesta sexta-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, uma Audiência Pública que discutiu a importância do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, e, também, a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada a personalidades e instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das pessoas idosas.
"Desde 2015, propomos a instituição da lei que visa assegurar os direitos sociais dos idosos e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. E, após tanto empenho, em abril deste ano, a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa foi, enfim, instituída pelo Poder Executivo. Sabemos que os idosos estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e espaços adquiridos mediante anos de trabalho e dedicação. Mas, para que as ações possam ser implementadas na prática, a fim de assegurar-lhes tais direitos, é indispensável que haja recursos disponíveis, daí, decorreu a necessidade da união de esforços para que o Fundo Municipal fosse finalmente criado", pontuou Santiago.
A convite da parlamentar, e representando o titular da 25ª Promotoria de Justiça da Capital com atribuição na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Hélder Jucá - a Audiência Pública contou com a palestra de Flávio Gomes da Costa Neto, presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL) e titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, com atribuição na Defesa dos Direitos Humanos. Já o jornalista e gerontólogo Francisco Silvestre dos Anjos foi homenageado com a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues.
"Todos nós sabemos, que, embora o país tenha leis importantes sobre o envelhecimento, na prática, a pessoa idosa ainda não entrou como prioridade na agenda pública, nas famílias e nas instituições. É onde se torna necessária a compreensão que a velhice não é um problema, mas significa que a pessoa chegou ao ápice do seu desenvolvimento e precisa, como qualquer cidadão, ser respeitada, ter seus direitos garantidos e ter políticas voltadas para sua condição peculiar. Por isso, nós, como representantes do povo e de órgãos voltados para essa importante parte da população, precisamos nos unir, a fim de lutar para que seus direitos sejam sempre assegurados", destacou.
Membro do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Tereza Lins, destacou a importância do empenho de todos os envolvidos para que a criação do Fundo Municipal fosse de fato concretizada. “Dra. Fátima sempre lutou para a implantação de políticas públicas que beneficiem a pessoa idosa, e o nosso principal objetivo foi unir forças e trabalhar pensando no bem coletivo para criar condições que garantissem seus direitos”, disse.
A solenidade também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Evânia Titara; da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Lúcia Moreira; além das apresentações do Grupo Seresteiros da Terceira Idade e do Arraiá do Sítio do Salvador Lyra, entre outros convidados.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
