Turismo promove seminário para jangadeiros
A Prefeitura de Maceió realizou, na manhã desta quinta-feira (13), um seminário de sensibilização turística para condutores de embarcações que trabalham com passeios turísticos nas orlas lagunar e marítima. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), aconteceu no auditório Manguaba II, do Hotel Best Western Premier e contou com representantes dos trabalhadores e órgãos da administração municipal.
Realizado pelo Conselho Gestor, que regulamenta passeios turísticos em embarcações de Maceió, o seminário busca orientar e auxiliar condutores sobre atendimento ao turista, além de levar ações educativas e de preservação do meio ambiente.
Na oportunidade, o coordenador do conselho e representante da Semtur, Bernardo Palmeira, abordou assuntos como navegação e segurança, boas práticas e manipulação de alimentos, primeiros socorros, educação ambiental, atendimento ao turista e legislação, além da entrega de carteiras aos profissionais.

Para Bernardo, o seminário é momento fundamental para alinhar ações de melhorias e regulamentação desses passeios. “O seminário tem como intuito contribuir para que o serviço ofertado por jangadeiros e empresários seja cada vez mais qualificado. A Prefeitura visa regulamentar o serviço para que essas embarcações possam oferecer o suporte adequado a quem for usufruir dos passeios”, comentou.

Criado por uma lei municipal, o Conselho Gestor do Passeio Turístico em Embarcações na orla marítima e lagunar de Maceió é um órgão fiscalizador, que visa preservar o serviço prestado em lugares como as piscinas naturais e a região da lagoa. O seminário realizado pelo conselho é uma das etapas obrigatórias para que os prestadores de serviço consigam permissão de realizar passeios e atividades voltadas ao atendimento de turista em embarcações.
Segundo a presidente da Colônia de Pescadores Z1 da Pajuçara, Maria Aparecida, o seminário capacita ainda mais os prestadores de serviços das embarcações para oferecer um atendimento mais qualificado. “Com as palestras que nós vimos hoje no seminário, os profissionais passam a conhecer mais da legislação, da preservação do meio ambiente e o que a cidade oferece além das nossas praias. Nós gostamos de ser bem tratados quando estamos em um passeio, e é dessa maneira que tem que ser com o turista que visita Maceió”, afirmou.
Fazem parte do conselho, além da Semtur, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Colônia de Pescadores Z1.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
