Turismo promove seminário para jangadeiros
A Prefeitura de Maceió realizou, na manhã desta quinta-feira (13), um seminário de sensibilização turística para condutores de embarcações que trabalham com passeios turísticos nas orlas lagunar e marítima. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), aconteceu no auditório Manguaba II, do Hotel Best Western Premier e contou com representantes dos trabalhadores e órgãos da administração municipal.
Realizado pelo Conselho Gestor, que regulamenta passeios turísticos em embarcações de Maceió, o seminário busca orientar e auxiliar condutores sobre atendimento ao turista, além de levar ações educativas e de preservação do meio ambiente.
Na oportunidade, o coordenador do conselho e representante da Semtur, Bernardo Palmeira, abordou assuntos como navegação e segurança, boas práticas e manipulação de alimentos, primeiros socorros, educação ambiental, atendimento ao turista e legislação, além da entrega de carteiras aos profissionais.

Para Bernardo, o seminário é momento fundamental para alinhar ações de melhorias e regulamentação desses passeios. “O seminário tem como intuito contribuir para que o serviço ofertado por jangadeiros e empresários seja cada vez mais qualificado. A Prefeitura visa regulamentar o serviço para que essas embarcações possam oferecer o suporte adequado a quem for usufruir dos passeios”, comentou.

Criado por uma lei municipal, o Conselho Gestor do Passeio Turístico em Embarcações na orla marítima e lagunar de Maceió é um órgão fiscalizador, que visa preservar o serviço prestado em lugares como as piscinas naturais e a região da lagoa. O seminário realizado pelo conselho é uma das etapas obrigatórias para que os prestadores de serviço consigam permissão de realizar passeios e atividades voltadas ao atendimento de turista em embarcações.
Segundo a presidente da Colônia de Pescadores Z1 da Pajuçara, Maria Aparecida, o seminário capacita ainda mais os prestadores de serviços das embarcações para oferecer um atendimento mais qualificado. “Com as palestras que nós vimos hoje no seminário, os profissionais passam a conhecer mais da legislação, da preservação do meio ambiente e o que a cidade oferece além das nossas praias. Nós gostamos de ser bem tratados quando estamos em um passeio, e é dessa maneira que tem que ser com o turista que visita Maceió”, afirmou.
Fazem parte do conselho, além da Semtur, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Colônia de Pescadores Z1.
Veja também
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
