Jangadeiros pedem isenção de anuidade para transporte de passageiros
Categoria afirma que taxa é ?insignificante? para a Prefeitura e que tem dificuldades para operar em meio à crise
Os jangadeiros de Maceió passam por dificuldades para se manter em meio à crise e diminuição de passageiros na capital. Com o objetivo de organizar e regulamentar o serviço, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, cobra uma “anuidade” à categoria no valor de R$50,15 centavos. A cobrança, porém, não têm agradado.
Os jangadeiros pedem isenção da anuidade e alegam que a taxa é “insignificante” para a prefeitura. “Não estou dizendo que é ilegal, mas acredito que deve haver discursões para discutir a possibilidade de isenção. É uma profissão quase milenar, e cobrar uma taxa numa crise como essa, de baixa temporada, é meio complicado”, falou Maria Aparecida, da Colônia dos Pescadores da Pajuçara.
O projeto já foi discutido com a categoria e foi aprovado pela Comissão dos Jangadeiros, resultando na lei nº 6477, instituída no dia 22 de setembro de 2015. Além da anuidade, eles também precisam emitir uma carteira de permissionário ou motorista auxiliar.
Para a Prefeitura, o documento é necessário, pois apresenta dados importantes, como número de jangadas em situação regular, quantidade de condutores aptos para exercer a atividade e outros dados cadastrais.
“Isso é importante para o cidadão local ou turista que for utilizar o serviço, pois assim ele saberá se está tudo regular e se aquele jangadeiro passou pelos treinamentos e cursos necessários e, graças a ele, poderá ter as informações necessárias se precisar reclamar de algo referente ao serviço ofertado pelo permissionário”, expôs a SMTT.
A Capitania dos Portos, por sua vez, cuida da parte de embarcação, habilitação e observações físicas da jangada e também observa se ela possui os instrumentos de segurança necessários.
Últimas notícias
Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar
OAB/AL defende celeridade em apurações e afastamento cautelar de ministros
Permissionários da Praça da Faculdade recebem boxes e certificados em Maceió
Segunda Consulta Pública do PlanMobi define diretrizes para a mobilidade urbana
Lucas Barbosa reforça compromisso com as mulheres alagoanas durante encontros em Arapiraca
Prefis 2026 termina nesta sexta-feira após mais de 10 mil atendimentos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
