Viral

'Discoporto': como relatos de eventos sobrenaturais levaram cidade brasileira a criar aeroporto para disco voador

No município, que tem pouco mais de 60 mil habitantes, relatos sobre óvnis são constantes

Por BBC Brasil 17/12/2018 16h04
'Discoporto': como relatos de eventos sobrenaturais levaram cidade brasileira a criar aeroporto para disco voador
Narrativas frequentes de moradores sobre óvnis motivaram a criação do discoporto - Foto: Reprodução/Instagram

Detalhes de uma noite de 1996 ainda continuam presentes na memória do empresário Lauro Aquino, de 41 anos. Ele relata que jogava baralho com os amigos, em 3 de março daquele ano, quando avistou uma luz intensa passando pelo céu. "Toda a vila onde moro ficou iluminada. A avenida ficou lotada de gente apontando para cima e tentando entender o que era aquilo que sobrevoava a nossa cidade", relembra.

"Era algo muito grande, mas ninguém sabia o que era", diz o empresário. Para Lauro e os amigos, tratava-se de um objeto voador não identificado, um óvni.

O suposto evento aconteceu em Barra do Garças, em Mato Grosso, cidade natal de Lauro. No município, que tem pouco mais de 60 mil habitantes, relatos sobre óvnis são constantes. Entre as inúmeras lendas sobre o assunto, há moradores que contam casos de pessoas que teriam sido abduzidas. Os casos, porém, nunca foram comprovados.

A situação que Lauro conta ter vivenciado em 1996 não foi o primeiro relato do tipo feito por moradores da cidade mato-grossense, localizada na divisa com Goiás. Muitos outros habitantes do município também afirmam ter avistado óvnis na região.

"Esses relatos são milenares. Há muito tempo, eles estão presentes em contos de indígenas que vivem na região", diz o psicólogo Ataíde Ferreira, presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (Ampup), à BBC News Brasil.