Religião

Pinturas sacras da Catedral Metropolitana serão restauradas por universitários

Atividade é um projeto de extensão na área de Arquitetura e Urbanismo

Por Redação, com Ascom 18/12/2018 10h10
Pinturas sacras da Catedral Metropolitana serão restauradas por universitários
Pintura sacra será restaurada por alunos de arquitetura e urbanismo - Foto: Reprodução/YouTube

Símbolo católico de Maceió, a Catedral Metropolitana foi escolhida por alunos de arquitetura e urbanismo para um projeto de restauração de suas pinturas sacras. 28 estudantes, em parceria com a arquidiocese de Maceió e uma empresa de restauração, devem executar todo o trabalho.

O coordenador do projeto, Adenilton Andrade, é arquiteto e também professor de um centro universitário da capital, e explica que os universitários fazem parte do único projeto de estágio curricular na área de restauro no estado de Alagoas. “Eles removem camadas de tinta, identificam figuras sacras, estudam a policromia das cores daquela época e trabalham na restauração das obras de arte que estão escondidas nas paredes da Catedral”, destaca.

Para Dom Antônio Muniz, Arcebispo Metropolitano de Maceió, este trabalho será de grande valia para os alunos, que estão tendo essa experiência, e também para a comunidade. “É uma agregação de valores técnicos e culturais que vai beneficiar todos com o visual, com a arquitetura e a conservação do patrimônio histórico. Além disso, a iniciativa treina pessoas que são o futuro da arquitetura da nossa cidade”, pontua o Arcebispo.

Cristiano Gregório, responsável por supervisionar os estudantes durante a restauração, reforça a importância do trabalho. "Trata-se de um patrimônio histórico muito importante para o nosso estado. Além disso, vejo como uma forma de aprendizado prático para os estudantes, que estarão em um canteiro de obras e, com certeza, sairão com um diferencial positivo sobre as práticas adotadas no restauro", afirma.

Uma das estudantes inseridas no projeto, Dayane Tenório, fala sobre a experiência: "Vou poder acompanhar de perto o trabalho tão cuidadoso dos restauradores. Pretendo seguir na área de pesquisa e restauro após da faculdade, então, com certeza, esta será uma oportunidade muito valiosa. Tenho certeza que este trabalho abrirá portas para mim no futuro", diz a acadêmica.