Brasil

Relembre os fatos que marcaram o Brasil e o mundo em 2018

Eleições, copa do mundo e greve dos caminhoneiros são destaques

Por 7Segundos 30/12/2018 08h08
Relembre os fatos que marcaram o Brasil e o mundo em 2018
Relembre os fatos que marcaram o Brasil e o mundo - Foto: Divulgação

O 7Segundos selecionou os fatos mais curiosos e que marcaram o Brasil e o mundo no ano de 2018. Relembre os fatos mais relevantes que apontaram nas manchetes nacionais e internacionais no decorrer do ano.

Lula
A prisão do ex-presidente Lula em março deste ano foi um dos fatos mais marcantes do ano de 2018. Há divergência entre juristas sobre a legalidade da prisão do ex-mertalúrgico, que está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde abril, após ser condenado em segunda instância. Uma decisão recente do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio favorecia o ex-presidente e todos os condenados de segunda instância que deveriam ser soltos imediatamente após prisão, até que o presidente do Supremo, Dias Toffoli, atendeu pedido da procuradora-geral da União, Raquel Dodge. A decisão está de Marco Aurélio está suspensa até 10 de abril do ano que vem, quando o STF julgará o tema em definitivo.

Big Brother Brasil
O reality show exibido pela Rede Globo de Televisão protagonizou momentos marcantes, com cenas de sexo, nudez, acusações de incesto, racismo e a comovente história de Kaysar Meramo Dadour, um refugiado da Síria que estava separado da família. A Rede Globo, em parceria com a ONU, conseguiu localizar a família do participante e trazê-la ao Brasil. A vencedora da 18ª edição do reality foi a estudante de psicologia Gleise Damasceno, moradora do Acre e que protagonizou um momento vexatório para emissora logo após sua vitória ao gritar Lula Livre nos microfones da Globo. O apresentador Tiago Leifert logo mudou de assunto.

Eleições 2018
2018 foi um ano em que os brasileiros, pensaram, falaram e por que não dizer, respiraram política. As eleições presidenciais de 2018 foi um das mais disputadas e também discutidas. A polarização entre a extrema direita e a esquerda teve como resultado um atentado contra o, até então, presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) que levou uma facada durante encontro com eleitores. Ainda mais grave foram os desfechos da polarização que resultou na morte do mestre do Moa do Katendê, na Bahia, assassinado a facadas por um eleitor de Bolsonaro depois de comentar ter votado no candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad. Uma onda violência tomou conta do país e agressões dos dois lados foram registradas em vários estados da União. No fim, Bolsonaro foi eleito e deve assumir a presidência em 1º de janeiro de 2019. Ainda durante a campanha, o presidenciável se negou a comparecer aos debates, alegando limitação médica. Mesmo depois de ser liberado pela equipe médica o candidato se negou a comparecer aos debates, inclusive os do segundo turno, fato inédito na democracia brasileira. As chamadas fake news também foi um dos assuntos mais comentados e o presidente eleito é investigado sobre uma possível indústria de informações falsa reproduzidos através do WhatsApp e com suspeita de ter sido financiada por empresários, prática proibida pelas novas regras do Tribunal Superior Eleitoral.

Copa do Mundo
O Brasil assustou, mas acabou decepcionado mais uma vez na Copa do Mundo da Rússia, voltando para casa mais cedo, depois de ser eliminando por 2 a 1 pela Bélgica, nas quartas de final. As constantes quedas do craque Neymar também foram destaque no mundo do esporte e as imagens que ganharam o mundo acabaram virando memes na rede mundial. A França acabou levando o título em vitória por 4 a 2 sobre a Croácia, que chegou pela primeira vez a uma final de Copa. Com o título, a França se torna bicampeã.

Greve dos Caminhoneiros
Iniciada no dia 21 de maio e com duração de 11 dias, a greve dos caminhoneiros parou o Brasil. A categoria mostrou sua força e pressionou o governo a reduzir tributos no diesel e interferir no valor do frete. A greve perdeu força depois de ser aventada a suspeita de locaute, quando as greves são comandadas por empresários, prática proibida por lei no Brasil que só aceita greves comandadas pelos sindicatos ou categorias específicas. Os caminhoneiros não apenas bloquearam as estradas, mas a paralisação deixou o país desabastecido de frutas e hortaliças, e até combustível. Sem diesel até os aviões cancelaram voos nos aeroportos. Transportes coletivos também tiveram frotas reduzidas, escolas tiveram aulas canceladas e supermercados ficaram desabastecidos. A greve, porém, surtiu efeito contrário nos postos de gasolina que aumentaram o valor do combustível. Temendo a ausência do líquido nos postos, condutores fizeram filas nos postos e, oportunistas, empresários do rumo subiram o valor, alegando a lei de economia da oferta e procura. Depois do anunciada o fim da greve, os preços recuaram um pouco, mas continuaram sendo aplicados valores mais altos do que os praticados antes da greve. O governo também não cumpriu o acordo com os caminhoneiros e categoria tem ameaçado decertar nova greve desde então.

Casamento real
Parecia um conto de fadas, mas era vida real. O Reino Unido e o resto do mundo parou para assistir ao casamento real entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle. As escolhas do casal para o casamento foram manchetes em todo o planeta. A plebeia Meghan foge aos padrões da família rela. Negra, atriz, divorciada, formada em comunicação, a atriz convidou um acerbispo negro para celebrar a cerimônia, um cantor negro e da família, somente a mãe dela compareceu à cerimônia real. Harry também nunca foi grande exemplo dos padrões reais. Harry é quinto na linha de sucessão e em sua vida de casado ele tem dado continuidade às ações sociais das quais participava antes do casamento que quebrou tabus entre os britânicos.

Caverna
A vida real vai virar filme depois do milagroso resgate de um time de futebol mirim que ficou preso em uma caverna na Tailândia. Doze meninos e seu técnico ficaram presos na caverna depois que a água do rio que corta a caverna subiu rapidamente. Os meninos ficaram presos no dia 23 de junho e foram encontrados somente no dia 2 de julho por dois mergulhadores ingleses experientes. Uma área de difícil acesso e com vários túneis inundados, especialistas levaram dias para bolar um plano para retirar os meninos. Somente no dia 08 o resgate teve início. Cada menino tinha que ser acompanhado por um mergulhador e usar máscara fácil. Eles foram resgatados em grupos de quatro ou cinco pessoas. Um mergulhador que fazia o resgate acabou morrendo durante a operação. Todos os meninos e o técnico foram resgatados com vida. Toda a operação durou três dias.

Museu do rio pegou fogo
Uma tragédia abalou a história do Brasil depois de o Museu Nacional, situado no Rio de Janeiro pegar fogo por falta de manutenção. Especialistas garantem que parte da história do país se foi com o fogo. O Museu tinha mais 20 milhões de itens, guardava 200 anos de história e quase tudo se perdeu nas chamas. Com muito material inflamável, o fogo se alastrou rapidamente no museu. O incêndio começou na noite do domingo, dia 02 de setembro e os bombeiros tiveram dificuldade de debelar o incêndio. Chegou a faltar água nos caminhões-pipa.