Explosão em ponto de ônibus no Chile deixa cinco feridos
Homem encontrou o que parecia ser uma pasta e foi surpreendido pela explosão do artefato
Um artefato explodiu nesta sexta-feira (4) em um ponto de ônibus em Santiago, deixando cinco feridos, em um ato qualificado pelo governo como "terrorista".
O incidente ocorreu por volta do meio-dia, quando o venezuelano Rolando Torres foi vítima da explosão de um envelope que tinha sido deixado em um ponto de ônibus da movimentada avenida Vicuña Mackenna, onde estava com sua esposa, Magaly del Carmen Valle, e um grupo de pessoas.
"Vi o que parecia ser uma pasta com documentos dentro de uma sacola. Peguei-o e disse à minha esposa que, se forem documentos vamos ver se contêm alguma informação para devolvê-los, (...) e quando tentei manipulá-lo o artefato explodiu", disse Torres ao Canal 13.
A mulher venezuelana foi quem sofreu os ferimentos mais graves e teve que ser operada de emergência para a retirada de uma peça de metal alojada em uma de suas pernas. Seu marido teve várias lesões causadas pelos estilhaços do artefato, e as outras três pessoas sofreram ferimentos de menor gravidade e já tiveram alta.
"Nenhum dos feridos corre risco de vida. A paciente venezuelana ficará internada e seu marido terá alta", detalhou Luis Castillo, subsecretário de redes assistenciais.
Segundo a governadora metropolitana de Santiago, Karla Rubilar, o incidente foi provocado por "um elemento explosivo que teria sido manipulado por terceiros", enquanto o chefe da polícia, Enrique Monrás, informou que "ainda não se sabe qual é a natureza do material explosivo".
Para a promotora do caso, Claudia Cañas, está confirmado que "se trata de um artefato explosivo de fabricação artesanal".
"Apresentamos uma ação invocando a lei antiterrorista contra os que resultem responsáveis, e investigaremos até as últimas consequências", disse o presidente chileno, Sebastian Piñera, no Twitter.
A explosão ocorreu em uma avenida com grande circulação de veículos, nas proximidades da movimentada Plaza Italia, palco habitual de celebrações esportivas.
O grupo ecoterrorista chamado "Individualistas Tendientes a lo Salvaje" reivindicou o atentado em um site.
O ministro do Interior, Andrés Chadwick, disse que está sendo investigada a veracidade da autoria do atentado e que ele apresentou um processo à justiça para que se investigue o fato como um "delito terrorista".
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
