Maceió recebe evento de astronomia nesta quinta (10)
Programação tem início no dia 10 e vai até o dia 13 de janeiro
O ano de 2019 celebra importantes marcos científicos para o planeta Terra, como os 50 anos da chegada do homem à lua. Para celebrar isso, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas realiza, a partir desta quinta-feira (10), 100 horas de astronomia. Serão exposições, palestras, observações telescópicas e muitas outras coisas em uma programação totalmente gratuita, para promover a ciência e o conhecimento.
A realização conta com o apoio do Sinteal. As atividades acontecem em alguns pontos da capital, inclusive na sede do Sinteal, no Mutange.
Promover a divulgação científica é uma das principais atividades do CEAAL, que existe em Alagoas desde 1978 e reúne astrônomos amadores. O grupo se reúne sempre para fazer estudos, e periodicamente organiza palestras e noites de observação do céu. Eles entendem que a ciência só faz sentido quando o conhecimento por ela gerado é transferido de volta a comunidade, no intuito do seu aprimoramento.
“100 horas de astronomia” é um desses eventos, só que com dimensão maior para comemorar grandes feitos científicos da história.
“Esse ano completamos 100 anos de existência da União Astronômica Internacional, os 100 anos das observações que permitiram comprovar a Teoria da Relatividade Geral (em Sobral), 50 anos da chegada do homem à lua, entre outros importantes acontecimentos. Queremos chamar atenção das outras pessoas para o assunto”, disse Betânia Pereira, sócia do CEAAL.
O evento acontecerá durante quatro dias e noites, de 10 a 13 de janeiro de 2019. Astrônomos amadores e profissionais, entusiastas da astronomia e o público em geral são convidados a compartilhar seu conhecimento e entusiasmo pelo espaço participando de uma atividade programada ou para organizar uma delas como parte deste projeto global.
Nesse dia o CEAAL pretende realizar palestras, exposições, aulas públicas, demonstrações cientificas, observações astronômicas, etc. para o público em geral e especialmente para jovens estudantes.
Às 9h desta quinta-feira (10), a programação será iniciada com a exposição “paisagens cósmicas”, na sede do Sinteal. No segundo dia tem palestra sobre o observatório e ensino de astronomia nas escolas, com o professor Adriano Aubert.
Ao longo das 100 horas, que se encerram na noite do próximo domingo, haverá algumas observações telescópicas públicas, palestras e exposições. Confira a programação e participe e tenha mais informações (82) 99989-2055.

Veja também
Últimas notícias
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
