Grupo de astronomia se reúne na orla de Jatiúca para observar eclipse lunar
Evento gratuito na orla terá início às 17h, e contará com telescópios à disposição da comunidade.
O último eclipse total da Lua que poderá ser visto do Brasil em 2018 acontece na próxima sexta-feira (27). Para observar o fenômeno, membros do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) promovem um evento gratuito na orla de Jatiúca, a partir das 17h, para acompanhar a eclipse lunar onde a Lua nascerá totalmente na sombra da Terra.
Segundo Aloísio Farias, um dos membros do CEAAL, telescópios estarão disponíveis no local, à disposição da comunidade. “O evento é aberto ao público. Basta que tenham interesse em acompanhar o fenômeno. Além do eclipse lunar, poderemos observar Marte mais de perto. É que está acontecendo uma oposição periélica dos planetas. Uma oportunidade única, já que esse fenômeno só deve voltar a acontecer nos próximos 15 anos”, explica Farias.
A última vez que Marte esteve tão perto da Terra foi em abril de 2014. A maior aproximação já registrada do planeta vermelho do nosso, no entanto, aconteceu em 2003, quando ele chegou a apenas 55,76 milhões de quilômetros, a menor distância nos últimos 60 mil anos. Já a próxima oposição e maior aproximação de Marte acontecerá neste mês de julho.
O que é um eclipse?
Para que ocorra um eclipse, Terra, Lua e Sol devem estar alinhados. Dependendo da ordem, o resultado é um eclipse solar (com a Lua entre o Sol e a Terra) ou lunar (a Terra entre o Sol e a Lua).
Há três tipos de eclipses, os totais, parciais ou penumbrais. O eclipse total ocorre quando a Lua penetra completamente a zona de sombra projetada pela Terra. Por causa da tom avermelhado que o satélite natural adquire, ela fica conhecida popularmente como “Lua de sangue”.
Aproximação de Marte
A aproximação é fruto de um alinhamento quase perfeito com Marte e o Sol, em um fenômeno conhecido como "oposição perielica". Isto acontece porque, na dança orbital em torno do Sol, o planeta vermelho está para atingir um ponto no espaço exatamente na direção oposta de nossa estrela.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
