Inscrições para a Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes são prorrogadas
Escolas têm até o dia até o dia 30 para fazer sua inscrição
As inscrições para a XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e XII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) foram prorrogadas. As escolas que participarão pela primeira vez do evento devem acessar o site da OBA (www.oba.org.br) até o dia 30 deste mês e efetuar sua inscrição. Já as unidades que participaram de edições anteriores precisam apenas efetuar atualização do cadastro, realizar a prova e enviar as notas pela internet no mesmo prazo.
Em 2017, 800 mil estudantes de todo o Brasil dos ensinos Fundamental e Médio participaram da OBA e da MOBFOG. Em Alagoas, neste mesmo ano, as provas foram aplicadas em 260 escolas.
Tanto a OBA quanto a MOBFOG possuem uma fase única, que ocorre na própria escola. As provas da OBA serão realizadas no dia 18 de maio, em horário escolhido pela unidade de ensino, contendo dez questões. Já as provas da MOBFOG podem ocorrer até esta mesma data e consistem no lançamento oblíquo de foguetes na distância mais longe possível.
Ambas possuem quatro níveis diferentes, conforme o ano/série do aluno. Participam no nível 1, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental no Nível 2; 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Nível 3 e Ensino Médio no Nível 4.
Oficinas
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), está à disposição para orientar as escolas que desejem participar das olimpíadas, de acordo com seu coordenador, professor Adriano Aubert.
“Estamos à disposição para a realização de atividades práticas e orientações para a prova. Para tal, basta agendar as visitas pelos telefones (82) 3342-5073 e (82) 99981-5724”, informa Adriano Aubert.
Veja também
Últimas notícias
Junina Canarraiá é campeã do II Festival de Quadrilhas de Arapiraca
MPAL garante regularização do comércio no Estádio Coracy da Mata Fonseca
Caminhão fica preso após calçamento ceder no bairro Baixão, em Arapiraca
[Vídeo] MST ocupa Centro de Maceió contra reintegrações de posse
Cibele vai às ruas e defende permanência de 158 alunos da Uncisal
Dra. Eudócia acusa Renan Filho de prejuízo bilionário em embate no Senado
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
