Hemoal Maceió promove cadastro para doação de medula óssea neste sábado
Ação vai ocorrer a partir das 8h, na Igreja Adventista da Feirinha do Tabuleiro do Martins
Para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma campanha neste sábado (12). A ação vai ocorrer na Igreja Adventista do Sétimo Dia da Feirinha do Tabuleiro, em Maceió, das 8h às 12h.
Os interessados em se cadastrarem devem ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, carteira de identidade, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.
Com este mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para averiguar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação. Caso haja compatibilidade, o voluntário será convocado para realizar a doação e, posteriormente, haverá o transplante para o receptor.
A doação – No momento da doação, cujos custos são pagos pelo Ministério da Saúde (MS), o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo a assistente do Hemoal, Renata Ferreira, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que, posteriormente, será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia.
“Um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea. Por isso necessitamos aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores de medula óssea. Para isso, o Hemoal realiza cadastros itinerantes e o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 17h”, informou Renata Ferreira.
Arapiraca – A assistente social do Hemoal salienta que o cadastro como doador de medula óssea pode ser realizado também no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro do Martins
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
