?Tutmés Airan empossa juízes da Comissão Gestora do Funjuris
Juiz Maurício Brêda permanece na Presidência do órgão
Os juízes integrantes da Comissão Gestora do Funjuris – Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas – foram empossados nesta terça-feira (15), pelo presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan de Albuquerque Melo.
O magistrado Maurício César Brêda Filho permanece, nesta nova gestão, como presidente da Comissão. O juiz João Dirceu Soares Moraes compõe o órgão como coordenador de arrecadação e fiscalização. E o magistrado José Miranda Santos Júnior assume a coordenação administrativa do Funjuris.
O órgão recolhe custas de processos judiciais e taxas repassadas pelos cartórios extrajudiciais. O presidente Tutmés Airan avalia que o órgão precisa aumentar sua arrecadação para tornar possível as grandes transformações que a sociedade anseia da Justiça. “O Funjuris é vital hoje pra o Poder Judiciário, porque foi ao longo do tempo assumindo despesas que pertenciam ao orçamento originário”, disse.
O juiz Maurício Brêda afirma que o Fundo conseguirá mais recursos reduzindo a evasão de custas judiciárias. “Esse desafio será maior do que na gestão anterior, uma vez que nós aprendemos um pouco do Funjuris nesses quase dois anos e vamos agora tentar implementar novas medidas”.
Tutmés Airan também enfatizou a importância de se reduzir a burocracia no órgão. “[O juiz] Maurício é um trator, e nós precisamos de tratores para enfrentar essa burocracia que trava as coisas. Quem compõe o Funjuris tem que ter esse perfil”.
“Hoje nós queremos que a população não precise se descolar até a sede do Funjuris para resolver suas pendências”, explicou Maurício Brêda. “Estamos implementando e aumentando essa atuação virtual”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
