?Tutmés Airan assume a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas
Novo chefe do Judiciário reforçou compromisso de se aproximar da população e sinalizou que deve priorizar conciliações e mediações
O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, nesta quarta-feira (3). Durante a posse formal no gabinete da Presidência, ele reafirmou que o seu esforço central será aproximar o Judiciário da população.
Também tomaram posse na ocasião os desembargadores Sebastião Costa Filho, como vice-presidente; Fernando Tourinho de Omena Souza, como corregedor-geral de Justiça; Fábio José Bittencourt Araújo, como diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmal); e ainda Celyrio Adamastor Tenório Accioly e Washington Luiz Damasceno Freitas, ambos como integrantes do Conselho Estadual da Magistratura.
“É evidente que é um desafio enorme, mas que de alguma forma está facilitado porque eu vou continuar o excelente trabalho feito pelo desembargador Otávio Praxedes, evidentemente com algumas novidades, que tem muito a ver com a minha visão de mundo e com meu temperamento”, disse Tutmés Airan.
Segundo ele, a novidade central é o empenho em se aproximar da sociedade, “afinal de contas, nós existimos em razão de um serviço que prestamos à sociedade, e esse serviço precisa definitivamente melhorar”.
O novo presidente sinalizou que pretende priorizar o uso de conciliações e mediações. “É preciso conhecer mais o conflito, o que requer melhores condições de trabalho de um lado, e métodos alternativos de solução de conflitos do outro, para dar mais celeridade”.
Em seu discurso, Fernando Tourinho afirmou que trata-se de uma “missão difícil”. “Mas não somos de abandonar o barco, e estamos em um barco muito seguro, graças aos desembargadores Otávio Praxedes (presidente), Paulo Lima (corregedor) e Celyrio Adamastor (vice). Tenho ciência do papel coadjuvante da Corregedoria, mas um papel de fundamental importância para os destinos do Poder Judiciário”, disse.
O ministro Humberto Martins, corregedor nacional da Justiça, também participou da solenidade. Na oportunidade, ele anunciou que Fernando Tourinho foi escolhido para ser o coordenador nacional das corregedorias dos Tribunais de Justiça estaduais.
De saída da Presidência, o desembargador Otávio Leão Praxedes agradeceu novamente o apoio dos pares, assim como do ministro Humberto Martins. Ele relembrou avanços alcançados durante sua gestão, como a instalação da Secretaria de Processamento Unificado e a nomeação de mais servidores e juízes, por meio de concursos públicos.
“Estou saindo bastante satisfeito e um pouco cansado. É uma realização profissional comandar o Poder Judiciário alagoano, mas sabendo ao mesmo tempo que a responsabilidade é muito grande. Noventa por cento daquilo que desejei realizar eu acho que eu fiz. Todos os meus atos foram no sentido de fazer o Judiciário uma instituição respeitada e reconhecida pela sociedade”, afirmou Praxedes.
Desembargadores, juízes e servidores da Justiça alagoana prestigiaram a solenidade. Também participou o desembargador do TJ de Pernambuco Fernando Norberto, que é presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça.
Veja também
Últimas notícias
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
