Começa transplante de coração em alagoana que adquiriu doença durante parto
Doador foi um homem de 31 anos, vítima de AVC, cuja família autorizou o procedimento
O centro cirúrgico da Santa Casa de Maceió está sendo palco neste instante de mais um transplante de coração em Alagoas. Ana Karolina Gama de Moraes Correia, 29 anos, portadora de miocardiopatia periparto (doença autoimune adquirida durante o parto) está recebendo o coração de um homem de 31 anos, vítima de acidente vascular cerebral.
Segundo o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, o procedimento deve durar cinco horas e envolveu 80 pessoas, incluindo a equipe da Central de Transplante e da Santa Casa de Maceió.
“O transplante de coração envolve um profundo conhecimento técnico sobre o assunto, o comprometimento dos profissionais envolvidos e uma estrutura hospitalar à altura. Agora, sem o gesto da família em autorizar o procedimento simplesmente não existe transplante”, acrescentou o especialista, alertando que metade das pessoas que estão a lista de espera acabam morrendo por falta de doador.
A própria paciente que está sendo beneficiada agora com o transplante estava sobrevivendo graças a um equipamento de assistência mecânica circulatória. Com expectativa de vida de mais um ano, ao longo dos últimos meses quatro doadores já haviam mostrado compatibilidade, mas as famílias não autorizaram o transplante.
Veja também
Últimas notícias
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
