Karol Gama é submetida a transplante de coração
Cirurgia deve ter 6h de duração e será feita pelo cardiologista José Wanderley Neto
Os momentos são de ansiedade e expectativa para a família da jovem Ana Karolina Gama, 29, que finalmente segue para a sala cirúrgica onde será submetida ao transplante de coração. Segundo informações de familiares, a operação está marcada para 11h na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e será comandada pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto.
A previsão é que o procedimento seja concluído por volta das 17h.
"Ontem (21) recebemos a notícia sobre a possibilidade de um coração, mas eles ainda estavam analisando a compatibilidade. Os exames foram concluídos por volta de 3h40 e antes disso, a família do doador já havia autorizado", explicou a prima de Ana Karolina, Aliny Gama.
Segundo ela, a família pediu informações sobre a identidade do doador do coração, com o intuito de agradecer aos familiares que consentiram na doação do órgão, mas até o momento, tudo o que sabem é que o doador era daqui de Alagoas.
"Gostaríamos muito de saber quem é a família, mas a assistente social que trata da captação do transplante disse que só será possível se a família do doador autorizar", afirmou a jovem, que ainda durante a madrugada divulgou uma mensagem emocionada sobre o fim da espera sobre o coração. "Obrigada, familiares do doador, que por meio desse gesto lindo de generosidade e de amor ao próximo, permitirão que milagres se concretizem. Seu filho(a) permanecerá vivo", disse.
Ana Karolina Gama de Moraes, 29, desenvolveu miocardiopatia periparto há um ano e três meses atrás, dias depois do nascimento de sua filha, cuja única chance de cura é o transplante de coração. Nesse período, surgiram quatro corações compatíveis, mas a doação não aconteceu porque não houve autorização dos familiares dos doadores. Isso fez com que parentes da jovem iniciassem uma campanha da estimular a doação de órgãos. Uma das primas dela, a apresentadora da rede Recorr Renata Alves, usou as redes sociais para fazer um apelo pela "Karol", como a jovem é mais conhecida.
Aliny Gama, também prima da paciente, denunciou que a dificuldade em encontrar um coração compatível se deve à deficiência na rede de doação de orgãos, chamando atenção para o fato de o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, não dispor de profissionais para tratar da doação de órgãos. No mesmo dia, o HEA divulgou a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e informou que pela legislação, somente as unidades de saúde com mais de 80 leitos tem obrigação de formar essa comissão.
Nos últimos meses, o quadro de saúde de Ana Karolina piorou ainda mais e ela foi colocada como primeira da lista de transplante cardíaco em Alagoas nos últimos 51 dias em que ficou internada na UTI de Santa Casa.
Veja também
Últimas notícias
Adolescente sem CNH fica ferido após colisão entre moto e carro em Arapiraca
Polícia apreende 535 gramas de maconha em residência abandonada em Arapiraca
Barbeiro morre após moto colidir com cavalo na BR-104, em Ibateguara
Feiras da EJA movimentam R$ 58 mil em seis meses em Limoeiro de Anadia
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
