Saúde

Karol Gama é submetida a transplante de coração

Cirurgia deve ter 6h de duração e será feita pelo cardiologista José Wanderley Neto

Por Patrícia Bastos 22/01/2019 11h11
Karol Gama é submetida a transplante de coração
Ana Karolina foi diagnosticada com grave cardiopatia após dar luz à filha - Foto: Divulgação

Os momentos são de ansiedade e expectativa para a família da jovem Ana Karolina Gama, 29, que finalmente segue para a sala cirúrgica onde será submetida ao transplante de coração. Segundo informações de familiares, a operação está marcada para 11h na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e será comandada pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto. 

A previsão é que o procedimento seja concluído por volta das 17h.

"Ontem (21) recebemos a notícia sobre a possibilidade de um coração, mas eles ainda estavam analisando a compatibilidade. Os exames foram concluídos por volta de 3h40 e antes disso, a família do doador já havia autorizado", explicou a prima de Ana Karolina, Aliny Gama.

Segundo ela, a família pediu informações sobre a identidade do doador do coração, com o intuito de agradecer aos familiares que consentiram na doação do órgão, mas até o momento, tudo o que sabem é que o doador era daqui de Alagoas. 

"Gostaríamos muito de saber quem é a família, mas a assistente social que trata da captação do transplante disse que só será possível se a família do doador autorizar", afirmou a jovem, que ainda durante a madrugada divulgou uma mensagem emocionada sobre o fim da espera sobre o coração. "Obrigada, familiares do doador, que por meio desse gesto lindo de generosidade e de amor ao próximo, permitirão que milagres se concretizem. Seu filho(a) permanecerá vivo", disse.

Ana Karolina Gama de Moraes, 29, desenvolveu miocardiopatia periparto há um ano e três meses atrás, dias depois do nascimento de sua filha, cuja única chance de cura é o transplante de coração. Nesse período, surgiram quatro corações compatíveis, mas a doação não aconteceu porque não houve autorização dos familiares dos doadores. Isso fez com que parentes da jovem iniciassem uma campanha da estimular a doação de órgãos. Uma das primas dela, a apresentadora da rede Recorr Renata Alves, usou as redes sociais para fazer um apelo pela "Karol", como a jovem é mais conhecida.

Aliny Gama, também prima da paciente, denunciou que a dificuldade em encontrar um coração compatível se deve à deficiência na rede de doação de orgãos, chamando atenção para o fato de o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, não dispor de profissionais para tratar da doação de órgãos. No mesmo dia, o HEA divulgou a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e informou que pela legislação, somente as unidades de saúde com mais de 80 leitos tem obrigação de formar essa comissão.

Nos últimos meses, o quadro de saúde de Ana Karolina piorou ainda mais e ela foi colocada como primeira da lista de transplante cardíaco em Alagoas nos últimos 51 dias em que ficou internada na UTI de Santa Casa.