Karol Gama é submetida a transplante de coração
Cirurgia deve ter 6h de duração e será feita pelo cardiologista José Wanderley Neto
Os momentos são de ansiedade e expectativa para a família da jovem Ana Karolina Gama, 29, que finalmente segue para a sala cirúrgica onde será submetida ao transplante de coração. Segundo informações de familiares, a operação está marcada para 11h na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e será comandada pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto.
A previsão é que o procedimento seja concluído por volta das 17h.
"Ontem (21) recebemos a notícia sobre a possibilidade de um coração, mas eles ainda estavam analisando a compatibilidade. Os exames foram concluídos por volta de 3h40 e antes disso, a família do doador já havia autorizado", explicou a prima de Ana Karolina, Aliny Gama.
Segundo ela, a família pediu informações sobre a identidade do doador do coração, com o intuito de agradecer aos familiares que consentiram na doação do órgão, mas até o momento, tudo o que sabem é que o doador era daqui de Alagoas.
"Gostaríamos muito de saber quem é a família, mas a assistente social que trata da captação do transplante disse que só será possível se a família do doador autorizar", afirmou a jovem, que ainda durante a madrugada divulgou uma mensagem emocionada sobre o fim da espera sobre o coração. "Obrigada, familiares do doador, que por meio desse gesto lindo de generosidade e de amor ao próximo, permitirão que milagres se concretizem. Seu filho(a) permanecerá vivo", disse.
Ana Karolina Gama de Moraes, 29, desenvolveu miocardiopatia periparto há um ano e três meses atrás, dias depois do nascimento de sua filha, cuja única chance de cura é o transplante de coração. Nesse período, surgiram quatro corações compatíveis, mas a doação não aconteceu porque não houve autorização dos familiares dos doadores. Isso fez com que parentes da jovem iniciassem uma campanha da estimular a doação de órgãos. Uma das primas dela, a apresentadora da rede Recorr Renata Alves, usou as redes sociais para fazer um apelo pela "Karol", como a jovem é mais conhecida.
Aliny Gama, também prima da paciente, denunciou que a dificuldade em encontrar um coração compatível se deve à deficiência na rede de doação de orgãos, chamando atenção para o fato de o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, não dispor de profissionais para tratar da doação de órgãos. No mesmo dia, o HEA divulgou a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e informou que pela legislação, somente as unidades de saúde com mais de 80 leitos tem obrigação de formar essa comissão.
Nos últimos meses, o quadro de saúde de Ana Karolina piorou ainda mais e ela foi colocada como primeira da lista de transplante cardíaco em Alagoas nos últimos 51 dias em que ficou internada na UTI de Santa Casa.
Veja também
Últimas notícias
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
