Karol Gama é submetida a transplante de coração
Cirurgia deve ter 6h de duração e será feita pelo cardiologista José Wanderley Neto

Os momentos são de ansiedade e expectativa para a família da jovem Ana Karolina Gama, 29, que finalmente segue para a sala cirúrgica onde será submetida ao transplante de coração. Segundo informações de familiares, a operação está marcada para 11h na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e será comandada pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto.
A previsão é que o procedimento seja concluído por volta das 17h.
"Ontem (21) recebemos a notícia sobre a possibilidade de um coração, mas eles ainda estavam analisando a compatibilidade. Os exames foram concluídos por volta de 3h40 e antes disso, a família do doador já havia autorizado", explicou a prima de Ana Karolina, Aliny Gama.
Segundo ela, a família pediu informações sobre a identidade do doador do coração, com o intuito de agradecer aos familiares que consentiram na doação do órgão, mas até o momento, tudo o que sabem é que o doador era daqui de Alagoas.
"Gostaríamos muito de saber quem é a família, mas a assistente social que trata da captação do transplante disse que só será possível se a família do doador autorizar", afirmou a jovem, que ainda durante a madrugada divulgou uma mensagem emocionada sobre o fim da espera sobre o coração. "Obrigada, familiares do doador, que por meio desse gesto lindo de generosidade e de amor ao próximo, permitirão que milagres se concretizem. Seu filho(a) permanecerá vivo", disse.
Ana Karolina Gama de Moraes, 29, desenvolveu miocardiopatia periparto há um ano e três meses atrás, dias depois do nascimento de sua filha, cuja única chance de cura é o transplante de coração. Nesse período, surgiram quatro corações compatíveis, mas a doação não aconteceu porque não houve autorização dos familiares dos doadores. Isso fez com que parentes da jovem iniciassem uma campanha da estimular a doação de órgãos. Uma das primas dela, a apresentadora da rede Recorr Renata Alves, usou as redes sociais para fazer um apelo pela "Karol", como a jovem é mais conhecida.
Aliny Gama, também prima da paciente, denunciou que a dificuldade em encontrar um coração compatível se deve à deficiência na rede de doação de orgãos, chamando atenção para o fato de o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, não dispor de profissionais para tratar da doação de órgãos. No mesmo dia, o HEA divulgou a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e informou que pela legislação, somente as unidades de saúde com mais de 80 leitos tem obrigação de formar essa comissão.
Nos últimos meses, o quadro de saúde de Ana Karolina piorou ainda mais e ela foi colocada como primeira da lista de transplante cardíaco em Alagoas nos últimos 51 dias em que ficou internada na UTI de Santa Casa.
Veja também
Últimas notícias

Gestantes penedenses visitam a maternidade da Santa Casa de Misericórdia

Programa Pet Amigo leva informação para estudantes de Penedo sobre cuidados com animais

Palmeira está entre os 21 municípios alagoanos que concorrem à seleção nacional de experiências inspiradoras do MEC

Arapiraca realiza, nesta quarta (4), a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Secretaria de Saúde busca familiares de homem atacado por ex-companheira em Palmeira

Reunião de alinhamento discute rede de Saúde Mental de Palmeira dos Índios e região
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
