Karol Gama é submetida a transplante de coração
Cirurgia deve ter 6h de duração e será feita pelo cardiologista José Wanderley Neto

Os momentos são de ansiedade e expectativa para a família da jovem Ana Karolina Gama, 29, que finalmente segue para a sala cirúrgica onde será submetida ao transplante de coração. Segundo informações de familiares, a operação está marcada para 11h na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e será comandada pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto.
A previsão é que o procedimento seja concluído por volta das 17h.
"Ontem (21) recebemos a notícia sobre a possibilidade de um coração, mas eles ainda estavam analisando a compatibilidade. Os exames foram concluídos por volta de 3h40 e antes disso, a família do doador já havia autorizado", explicou a prima de Ana Karolina, Aliny Gama.
Segundo ela, a família pediu informações sobre a identidade do doador do coração, com o intuito de agradecer aos familiares que consentiram na doação do órgão, mas até o momento, tudo o que sabem é que o doador era daqui de Alagoas.
"Gostaríamos muito de saber quem é a família, mas a assistente social que trata da captação do transplante disse que só será possível se a família do doador autorizar", afirmou a jovem, que ainda durante a madrugada divulgou uma mensagem emocionada sobre o fim da espera sobre o coração. "Obrigada, familiares do doador, que por meio desse gesto lindo de generosidade e de amor ao próximo, permitirão que milagres se concretizem. Seu filho(a) permanecerá vivo", disse.
Ana Karolina Gama de Moraes, 29, desenvolveu miocardiopatia periparto há um ano e três meses atrás, dias depois do nascimento de sua filha, cuja única chance de cura é o transplante de coração. Nesse período, surgiram quatro corações compatíveis, mas a doação não aconteceu porque não houve autorização dos familiares dos doadores. Isso fez com que parentes da jovem iniciassem uma campanha da estimular a doação de órgãos. Uma das primas dela, a apresentadora da rede Recorr Renata Alves, usou as redes sociais para fazer um apelo pela "Karol", como a jovem é mais conhecida.
Aliny Gama, também prima da paciente, denunciou que a dificuldade em encontrar um coração compatível se deve à deficiência na rede de doação de orgãos, chamando atenção para o fato de o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, não dispor de profissionais para tratar da doação de órgãos. No mesmo dia, o HEA divulgou a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e informou que pela legislação, somente as unidades de saúde com mais de 80 leitos tem obrigação de formar essa comissão.
Nos últimos meses, o quadro de saúde de Ana Karolina piorou ainda mais e ela foi colocada como primeira da lista de transplante cardíaco em Alagoas nos últimos 51 dias em que ficou internada na UTI de Santa Casa.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Jovem de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
