Moradores do Pinheiro devem se cadastrar para receber alertas de emergência no celular
Sistema de Notificação de Alertas da Anatel auxilia Defesa Civil na orientação à população das áreas de risco; veja como se cadastrar
Moradores das áreas de risco do bairro do Pinheiro, em Maceió, devem se cadastrar para receber alertas de emergência, por mensagem de celular, sobre a iminência de desastres naturais na região. Gratuito, o Serviço de Notificação de Alertas de Desastres via SMS é uma ferramenta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que dispara mensagens da Defesa Civil Estadual para os celulares cadastrados.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando os CEPs de interesse. Por ser um serviço gratuito, as mensagens são enviadas e recebidas mesmo se o celular estiver sem crédito e sem acesso à internet. “O serviço depende apenas do cadastramento do cidadão com interesse em receber os alertas de emergência”, reforça o gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Aquino.
As mensagens são enviados pela própria Defesa Civil Estadual, com alertas e orientações para a população que esteja em localidades de risco. O objetivo da ferramenta da Anatel é auxiliar os órgãos de Defesa Civil na prevenção e minimização dos impactos causados por desastres naturais.
“É muito importante que a população se cadastre, pois essa é mais uma forma de receber as informações e alertas oficiais sobre a situação do bairro, evitando a desinformação e o pânico causado por boatos em redes sociais, por exemplo”, afirma o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo.
O coordenador explica que a Anatel e a Defesa Civil vão trabalhar na reativação do envio de mensagens a partir da próxima segunda-feira (28), mas que a população já pode se cadastrar. "O cadastramento está funcionando e, quando necessário, enviaremos mensagens com alertas e orientações à população", completa Moisés Melo. A ferramenta será incluída no Plano de Contingência de Proteção para o bairro do Pinheiro.
Como receber os alertas
A qualquer momento o cidadão pode enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com os CEPs de interesse – um de cada vez, em mensagens separadas. O número do CEP deve ter oito dígitos e pode ser digitado com ou sem hífen ou ponto, como nos exemplos a seguir:
- 57680357
- 57680-357
- 57.680357
- 57.680-357
O usuário receberá uma resposta também via SMS indicando se o cadastramento foi realizado com sucesso. Em caso positivo, o cidadão receberá a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendacoes de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.
Se o CEP não for informado corretamente (CEP inexistente, menos de 8 dígitos, mais de 8 dígitos, qualquer outro texto, etc.), o celular não será cadastrado e receberá a mensagem a seguir: “Cadastro nao realizado. Formato invalido do CEP. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espacos ou hifens”.
Mais detalhes sobre o serviço podem ser obtidos em:http://www.anatel.gov.br/dados/notificacao-de-alertas
Veja também
Últimas notícias
Vítima de atropelamento é socorrida e levada ao HGE, em Maceió
Maceió se consolida como um dos destinos mais procurados do Nordeste
Homem morto em área deserta de Arapiraca morava em SP e veio para AL há cerca de um ano
Arthur Lira comanda ato de filiação de Gunnar Nunes ao PP em evento prestigiado por lideranças evangélicas de AL
Piloto de avião que caiu com cocaína em Coruripe era envolvido com Cartel Irlândes
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
